Título original: The five Gospels: What did Jesus really say? The search for the authentic words of Jesus (1993 / Nova edição: 1996)
Este livro não possui versão em português, embora sua consulta seja facilmente realizada por apresentar os versículos bíblicos na ordem e estabelecer cores (ver abaixo) que indicam sua autenticidade (conforme opinião dos autores).
O livro Os cinco Evangelhos é uma apresentação de Robert W. Funk e Roy W. Hoove dos critérios e resultados do Jesus Seminar, que avaliou a probabilidade de autenticidade de todos os ditos de Jesus presentes nos “cinco evangelhos” – os quatro canônicos e o de Tomé.
O livro que complementa este, apresentando os resultados da avaliação de autenticidade dos atos de Jesus, é The acts of Jesus: What did Jesus really do? [Os atos de Jesus: O que Jesus realmente fez?] (visualizável no Internet Archive), de Robert W. Funk e O Jesus Seminar, também sem versão em português.
O Jesus Seminar foi um grupo de cerca de 50 estudiosos [entre eles John Dominic Crossan] da crítica bíblica e 100 leigos fundado em 1985 por Robert Funk, que se originou sob os auspícios do Instituto Westar. O seminário foi muito ativo nas décadas de 1980 e 1990, e no início do século XXI.
Wikipedia » Jesus Seminar
Os autores de Os cinco Evangelhos apresentam todos os versículos desses evangelhos, classificando os ditos de Jesus que aparecem neles da seguinte forma (conforme explicado no livro):
A codificação de cores da tradução das palavras de Jesus se baseia na tradicional letra vermelha do Novo Testamento, na qual as palavras atribuídas a Jesus são impressas em vermelho.
• O Jesus Seminar manteve o vermelho para aquelas palavras que provavelmente foram ditas por Jesus em uma forma próxima à preservada para nós.
• Nos casos em que os Fellows [Companheiros] estavam menos certos de que as palavras podem ser rastreadas até Jesus ou estavam mais certos de que as palavras sofreram modificações na transmissão, eles empregaram rosa (como uma forma fraca de vermelho).
• Como uma categoria intermediária entre rosa e preto, os Fellows empregaram cinza: essas palavras não se originaram com Jesus, embora possam refletir suas ideias.
• Palavras que foram colocadas na boca de Jesus por seus admiradores (ou, em alguns casos, por seus inimigos) e são, portanto, palavras inautênticas de Jesus, os Fellows decidiram deixar em preto e negrito.
O leitor será capaz de dizer rapidamente quais palavras provavelmente foram ditas por Jesus e quais não. (p. IX.us)
Os textos complementares, aqueles que não são falas de Jesus, mas que as cercam compondo a trama onde elas ocorrem, são apresentados em preto regular (sem negrito).
O livro apresenta também as “referências sinópticas” de cada trecho e versículo entre os cinco evangelhos e a fonte da qual procedem [ou parecem proceder].
O Jesus Seminar não está isento de críticas. Acreditamos que o leitor deve avaliar individualmente, por versículo, os resultados e comentários apresentados no livro, comparando com outras fontes e opiniões, para chegar à sua própria opinião.
Livro fora de catálogo – Opções:
Download .pdf
- Disponível no site PDF Coffee: pdfcoffee.com_robert-w-funk-the-five-gospels-what-did-jesus-pdf-pdf-free.pdf
Livro físico (Busca em sebos)
- Amazon Brasil: Edição 1996 / Edição 1993
- Amazon Internacional: Edição 1996 / Edição 1993 / Edição 1993 (outro link)
Leitura complementar
- A busca pelas palavras e atos de jesus – O Jesus Seminar (Luigi Schiavo).pdf: artigo do Prof. Dr. Luigi Schiavo.
- Tomé e Gnosticismo (trecho do livro)
Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.
Outros títulos em Em busca do Jesus real
- Artigos sobre o Jesus histórico ou real – pdf
- História da tradição sinóptica (Rudolf Bultmann) – pdf em espanhol
- Jesus e o império: O reino de Deus e a nova desordem mundial (Richard A. Horsley)
- O Jesus histórico: a vida de um camponês judeu do Mediterrâneo (John Dominic Crossan) – pdf em espanhol
Pesquise aqui referências e citações de Os cinco Evangelhos no site.
Conheça também
A semente de mostarda (Osho)
A semente de mostarda é uma coleção de 21 discursos proferidos em 21 dias seguidos por Osho em Poona (Índia) em 1974 sobre ensinamentos de Jesus presentes no Evangelho de Tomé, que teve seu mais completo manuscrito descoberto em escavações em dezembro de 1945, próximo a Nag Hammadi, no Egito.
Osho lança luz para além da interpretação teológica convencional sobre as palavras de Jesus presentes neste documento, que permaneceu totalmente marginalizado pela Igreja, não obstante possua muitas passagens em comum com os evangelhos canônicos, como a própria parábola da semente de mostarda
Adquira o livro na Amazon BR e apoie este site.
chela » Livros » O caminho de Jesus » Em busca do Jesus real » Os cinco Evangelhos: O que Jesus realmente disse? A busca pelas palavras autênticas de Jesus (Robert W. Funk, Roy W. Hoover e O Jesus Seminar) – pdf em inglês