Vijnana Bhairava Tantra

➡️ vijnana (vijñāna): camada de manifestação ou maya da consciência como intelecto, conhecimento experimental, discriminativo ou intenso.
➡️ Bhairava: literalmente terrível, assustador, horrível, formidável – é um epíteto ou qualquer das formas de manifestação de Shiva, ou seja, da consciência como realidade última. E também aquele que queima e dissolve todas as coisas – em última instância, destrói a ilusão de maya. “Bhairava é a eclosão (ou brilho) [da consciência]” (Shiva Sutras de Vasugupta v. 5)
➡️ Tantra: literalmente tecer, tecido. Exposição (ciência).

O Vijnana Bhairava Tantra (VBT, às vezes escrito em hindi como Vigyan Bhairav ​​Tantra) é um Shiva Tantra, da tradição Kaula Trika do Shaivismo da Caxemira, possivelmente de autoria de Guru Keyuravati. Singh observa que é difícil estabelecer uma data exata para o texto, e ele poderia ter sido escrito em algum momento entre o século VII e VIII EC. Também é chamado de Shiva-jnana-upanishad por Abhinavagupta.

Wikipedia » Vijñāna Bhairava Tantra (tradução)

Entre as possíveis traduções, sempre aproximadas, de “Vijnana Bhairava Tantra” (Vijñāna Bhairava Tantra) estão A exposição para experiência da eclosão do brilho da consciência ou A ciência do conhecimento experimental da realidade última ou ainda A teia da vivência da sabedoria do Terrível (como optou Roberto de A. Martins) e O método de ir além da consciência (por Osho, p. 11.6).

Trata-se de um diálogo entre Bhairava (Shiva) e sua amada Parvati.

Após ela lhe fazer indagações a respeito da essência da realidade e de sua transcendência em imanência (v. 1-7), Shiva faz uma exposição teórica (v. 8-21) sobre suas questões, que formam “a quintessência dos Tantras“.

Então Parvati questiona a respeito da forma pela qual se pode perceber, experienciar essa realidade (v. 22-23), ao que Shiva responde (v. 24-137) com 112 métodos de meditação ou, melhor dito, 112 métodos (formas de concentração, visualização, percepção, etc.) que levam ao estado de meditação ou mesmo de autorrealização.

Entre os v. 142-144, Parvati retoma a palavra para suas perguntas finais, ao que, após as respostas de seu amado (v. 145-160), compreende que se percebe Shiva [o transcendente] por Shakti, sua manifestação (v. 161.162).

De todas essas meditações, somente três exploram contextos sexuais.

Este é um diálogo entre a nossa verdadeira essência ou ser e o nosso estado manifestado, como mente, energia, ego, etc.

Este texto demonstra quão profundas e transcendentes foram as experiências e dimensões alcançadas pelos mestre das tradições shivaístas tântricas.

Download PDF

Web

Versões pdf em outras línguas

Web em outras línguas

  • In English Site manblunder – Apresentação e comentários do texto e das meditações.
The Manual for Self Realization (Swami Lakshmanjoo / John Hughes)
Ver na Amazon / Kindle

Adquirir livro (somente em inglês)

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Outros títulos em Shaiva (Shaivismo)

Pesquise aqui referências e citações de Vijnana Bhairava Tantra no site.

Conheça também

Curso de Formação de Terapeuta Holistico

Curso de Formação de Terapeuta Holístico

(Instituto Saber Consciente)

Formação ampla e completa em Terapia Holística com 23 terapias pelo preço de uma.

Capacitação profissional em Terapia Floral, Cromoterapia, Cristaloterapia, Reiki, Mindfulness, Auriculoterapia, Baralho Cigano e muito mais.

Formação 100% online com acesso vitalício a 980h de conteúdo e certificado profissional reconhecido. Conheça aqui todos os cursos inclusos.

Este é um dos programas principais do Instituto. Sua versão expandida possui 60 cursos, incluindo todos deste combo.

chela » Manuscritos » Tantra » Shaiva (Shaivismo) » Vijnana Bhairava Tantra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *