➡️ vijnana (vijñāna): camada de manifestação ou maya da consciência como intelecto, conhecimento experimental, discriminativo ou intenso.
➡️ Bhairava: literalmente terrível, assustador, horrível, formidável – é um epíteto ou qualquer das formas de manifestação de Shiva, ou seja, da consciência como realidade última. E também aquele que queima e dissolve todas as coisas – em última instância, destrói a ilusão de maya. “Bhairava é a eclosão (ou brilho) [da consciência]” (Shiva Sutras de Vasugupta v. 5)
➡️ Tantra: literalmente tecer, tecido. Exposição (ciência).
O Vijnana Bhairava Tantra (VBT, às vezes escrito em hindi como Vigyan Bhairav Tantra) é um Shiva Tantra, da tradição Kaula Trika do Shaivismo da Caxemira, possivelmente de autoria de Guru Keyuravati. Singh observa que é difícil estabelecer uma data exata para o texto, e ele poderia ter sido escrito em algum momento entre o século VII e VIII EC. Também é chamado de Shiva-jnana-upanishad por Abhinavagupta.
Wikipedia » Vijñāna Bhairava Tantra (tradução)
Entre as possíveis traduções, sempre aproximadas, de “Vijnana Bhairava Tantra” (Vijñāna Bhairava Tantra) estão A exposição para experiência da eclosão do brilho da consciência ou A ciência do conhecimento experimental da realidade última ou ainda A teia da vivência da sabedoria do Terrível (como optou Roberto de A. Martins) e O método de ir além da consciência (por Osho, p. 11.6).
Trata-se de um diálogo entre Bhairava (Shiva) e sua amada Parvati.
Após ela lhe fazer indagações a respeito da essência da realidade e de sua transcendência em imanência (v. 1-7), Shiva faz uma exposição teórica (v. 8-21) sobre suas questões, que formam “a quintessência dos Tantras“.
Então Parvati questiona a respeito da forma pela qual se pode perceber, experienciar essa realidade (v. 22-23), ao que Shiva responde (v. 24-137) com 112 métodos de meditação ou, melhor dito, 112 métodos (formas de concentração, visualização, percepção, etc.) que levam ao estado de meditação ou mesmo de autorrealização.
Entre os v. 142-144, Parvati retoma a palavra para suas perguntas finais, ao que, após as respostas de seu amado (v. 145-160), compreende que se percebe Shiva [o transcendente] por Shakti, sua manifestação (v. 161.162).
De todas essas meditações, somente três exploram contextos sexuais.
Este é um diálogo entre a nossa verdadeira essência ou ser e o nosso estado manifestado, como mente, energia, ego, etc.
Este texto demonstra quão profundas e transcendentes foram as experiências e dimensões alcançadas pelos mestre das tradições shivaístas tântricas.
Download PDF
Vijnana Bhairava Tantra (trad Roberto de Andrade Martins).pdf – apresentação de Flávia Bianchini. É a tradução mais clara e didática que encontramos, por incluir o original sânscrito transliterado e diversas palavras sânscritas do texto original, que muitas vezes só possuem tradução aproximada, entre colchetes, o que facilita ao leitor captar ou procurar o sentido original dos versos.
- Disponível (e recomendável para se obter a versão mais atualizada) na seção Ebooks do site Shri Yoga Devi.
Vijnana Bhairava Tantra (trad Eleonora Meier).pdf – tradução da versão inglesa de Jeanric Meller, que é a tradução da versão francesa de Daniel Odier. Atente que esta tradução termina no v. 156A, cerca de seis ou sete versos antes que as outras aqui apresentadas. (Blog Flores e Coisas)
A Carne e os Ossos do Zen (comp. Paul Reps e Nyogen Senzaki) – pdf – Em sua 4ª parte, traz uma tradução do Vijnana Bhairava Tantra, possivelmente uma das primeiras a serem publicadas no Ocidente. Trata-se de uma tradução menos literal do que as demais, mas em muitos pontos ela parece muito mais compreensível. Até que ponto a clareza tem como preço a perda do sentido original das sentenças ou nos faz captar melhor um sentido intuitivo, alternativo ou mesmo essencial pode depender de cada verso.
Essa tradução está disponível também nas diversas versões de O livro dos segredos: 112 meditações do Vijnana Bhairava Tantra (Osho) – pdf, comentário e explicação de Osho de todas as meditações apresentadas no texto.
Web
Vijñānabhairava Tantra: Versos sobre a Libertação – site yoga.pro.br. por Sérgio Baroukh a partir da tradução de Daniel Odier.
Versões pdf em outras línguas
Vijnana Bhairava Tantra (español).pdf – também traduzida de Daniel Odier.
Vijnana Bhairava Tantra – múltiples traducciones (org Sanatan Shastras).pdf
Vijnana Bhairava Tantra (English).pdf
Vijnana Bhairava Tantra (trandução e comentários de Christopher ‘Hareesh’ Wallis) – Internet Archive
Web em outras línguas
Site manblunder – Apresentação e comentários do texto e das meditações.

Adquirir livro (somente em inglês)
The Manual for Self Realization: 112 Meditations of the Vijnana Bhairava Tantra (Swami Lakshmanjoo / John Hughes) – um review publicado em outra obra na Amazon Internacional (a fresh perspective – Avaliado nos Estados Unidos em 17 de julho de 2009) refere-se aos comentários de The Manual for Self Realization como os mais fieis à visão do Shaivismo não-dual da Caxemira, já que são feitos por Swami Lakshmanjoo, “evidentemente um místico e um santo, um iogue e um estudioso, e aparentemente o último grande mestre do Shaivismo da Caxemira”.
112 Meditations for Self Realization – Vigyan Bhairava Tantra (Ranjit Chaudhri) – tradução e comentários, apresentando as meditações.
Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.
Outros títulos em Shaiva (Shaivismo)
Pesquise aqui referências e citações de Vijnana Bhairava Tantra no site.
Conheça também

Curso de Formação de Terapeuta Holístico
(Instituto Saber Consciente)
Formação ampla e completa em Terapia Holística com 23 terapias pelo preço de uma.
Capacitação profissional em Terapia Floral, Cromoterapia, Cristaloterapia, Reiki, Mindfulness, Auriculoterapia, Baralho Cigano e muito mais.
Formação 100% online com acesso vitalício a 980h de conteúdo e certificado profissional reconhecido. Conheça aqui todos os cursos inclusos.
Este é um dos programas principais do Instituto. Sua versão expandida possui 60 cursos, incluindo todos deste combo.
chela » Manuscritos » Tantra » Shaiva (Shaivismo) » Vijnana Bhairava Tantra