Vijnana (Vijñāna)

➡️ Vi: (prefixo) separação, disjunção; não-; discriminação; distinção. Também: intensidade; grandeza; multiplicidade.
➡️ Jnana (Jñāna): conhecimento; inclui autoconhecimento como atman, consciência.

Vijnana, literalmente “conhecimento discriminativo” ou conhecimento (jnana) intenso ou prático, significa conhecimento intelectual e experiencial direto, aquilo que o ser experimenta e processa com a mente através de inferências e informações dos sentidos físicos, dos instrumentos de ação e das faculdades parapsíquicas.

O conhecimento dos mundos manifestados, tanto teórico como sua aplicação prática na vida, é vijnana. Conhecimento científico ou experimentado é vijnana.

Conhecimento de conteúdo espiritual ou transcendental apreendido através de um guru e do estudo de textos e caminhos espirituais, conhecimento experiencial e mesmo o conhecimento que irradia do próprio Ser, ao ser processado pela mente, também é vijnana.

Portanto, vijnana está no domínio do “sentido de eu e tu”, “eu e a Existência” (o “egoem sua mais alta concepção como “alma individual”).

É a nossa própria faculdade mental discriminativa (vijnanamaya kosha ou buddhi), e é utilizado para propósitos nos mundos manifestados (físicos, extrafísicos), mas que também pode nos direcionar para camadas mais profundas e próximas a nosso verdadeiro Ser.

Vijnana também pode significar sabedoria, entendimento e discernimento.

Qual a diferença entre vijnana e jnana?

A diferença é o vi (rs).

Como se pode notar nas respectivas descrições, muitas vezes jnana e vijnana podem ser considerados sinônimos.

Vi significa basicamente separação, que permite a vivenciação. É vijnana quando você contempla ou experiencia, desde um copo d’água aos mais diversos domínios da existência toda: existe um observador.

jnana (“conhecimento“), além de abarcar tudo o que é vijnana, é a experiência existencial holística, completa, quando você é a existência. Não existe um “eu”; apenas um “sou” que pode ser experimentado também como não-ser.

Jnana é o autoconhecimento, o conhecimento da Verdade ou, dizendo melhor, o conhecimento de si como existência, pura ou cósmica consciência.

Está mais ligado ao subjetivo, ao sujeito que conhece; já vijnana ao objetivo, e talvez por isso vijnana tenha o significado de conhecimento intenso, discriminativo, relacional.

Podemos dizer que é vijnana quando você conhece do ponto de vista do ser individual, a partir do intelecto e demais veículos de experienciação da consciência e que é jnana quando além de e enquanto isso você está ciente como consciência, testemunha – o que leva em última instância à percepção de que não há dois.

No jnana último, há uma unidade, identidade com o Todo, não-dualidade. Talvez por isso Vivekananda tenha citado vijnana como o “conhecimento absoluto” ou “onisciência”, equiparando-o à própria consciência, e seu mestre Ramakrishna tenha explicado-o como um jnana mais intenso, porque experiencial.

Vijnana manifesta-se no ápice da devoção, que é direcionar-se para o objeto de contemplação. Em vijnana, ou seja, no intelecto (do qual não intuímos a real dimensão e poder), você diz: “Eu tive uma experiência com Deus”. No jnana supremo, “eu sou Deus ou o Todo” ou “eu e o Pai somos um“, ou “eu e a existência somos um”, ou “somos todos um”.

Pesquise aqui referências a Vijnana no site.

Aprofunde-se e consulte outros significados de Vijnana (Vijñāna) na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).

Conheça também

Formação Holística (Portal Prosperidade)

Formação Holística (Portal Prosperidade)

Formação Completa em 23 Terapias Holísticas pelo preço de uma.

Descubra a profissão onde você ajuda pessoas, cumpre seu propósito de vida e é bem remunerado por isso.

Esta é a formação mais completa, mais acessível e com o melhor suporte do Brasil, para que você possa se tornar um terapeuta holístico o mais rápido possível.

Formação com acesso vitalício e certificado de 1.430 horas reconhecido pela ABRATH. Conheça aqui todos os cursos inclusos e os módulos de cada um.

chela » Significado » Sânscrito » Vijnana (Vijñāna)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *