Nada Yoga é o yoga do som interior ou primordial (Nada ou Shabda).
O som é um sinal da fonte que o emitiu: o som primordial (Om) é a manifestação da força criadora. Perceber esse som dentro de si, com corpo, vontade e mente controlados, nos leva ao conhecimento do Ser.
Porém, não se trata do som interno produzido pela circulação sanguínea e pelos órgãos. Note que os sons que percebemos com nossos ouvidos são apenas reflexos físicos da vibração sutil subjacente. O som primordial só é perceptível no plano da consciência, além da mente. É o som da alma.
Para isso, é fundamental levar a mente a um estado de isolamento aos estímulos do ambiente e conduzi-la a um estado de pura contemplação interior.
Sons do anahata
Se queremos chegar a ouvir nosso Ser ou sons cósmicos, comecemos por aprender a ouvir o outro e o nosso próprio corpo.
Os sons do anahata são os sons místicos ouvidos pelo iogue durante sua meditação. É um sinal da purificação das nadis. Alguns alunos podem ouvi-lo claramente através de qualquer um dos ouvidos e alguns pelos dois ouvidos. Há sons altos [audíveis] e sutis. Do audível, será preciso contemplar o sutil, e do sutil ao mais sutil. Os iniciantes podem ouvir o som apenas quando os ouvidos estão fechados. Os alunos avançados podem se concentrar no som anahata, mesmo sem fechar os ouvidos. O som de anahata também é denominado Omkara Dhvani. Eles procedem do centro de anahata do sushumna nadi.
Sente-se no seu asana habitual. Feche os ouvidos com os polegares. Ouça e observe minuciosamente o som interno através dos ouvidos. O som que você ouve de dentro o deixará surdo a todos os sons externos. Feche os olhos também. No início de sua prática, você ouvirá muitos sons altos. Mais tarde, eles são ouvidos de maneira moderada. A mente, que inicialmente se concentra em qualquer som, se fixa firmemente no som e é absorvida nele. A mente se torna insensível às impressões externas, torna-se uma com o som como leite com água e depois se absorve rapidamente em chidakasa [o céu da consciência, onde toda sua atividade grosseira e sutil ocorre]. Assim como a abelha que bebe o mel sozinha não se importa com o odor, também a chitta, que é sempre absorvida pelo som interno, não anseia por objetos sensuais, pois é limitada pelo cheiro doce ou Nada e abandonou sua esvoaçante natureza.
O som proveniente de pranava nada, que é Brahman, é da natureza da refulgência. A mente é absorvida nele. A mente existe enquanto houver som mas, com sua cessação, existe esse estado chamado turiya. É o estado supremo. É o estado de unmani. A mente é absorvida junto com o prana pela constante concentração em nada. O corpo parece ser um tronco de madeira e não sente calor ou frio, alegria ou tristeza. Diferentes tipos de sons procedem do coração (sons de anahata).
Nada que é ouvido através dos ouvidos é de dez tipos. O primeiro é o som ‘chini’ (como a pronúncia da palavra); o segundo é ‘chini-chini’; o terceiro é o som de um sino; o quarto é o de uma concha; a quinta é a de um alaúde; o sexto é o som de pratos; o sétimo é a melodia de uma flauta; o oitavo é a voz de um tambor (bheri); o nono é o som de um tambor duplo (mridanga); e o décimo é o som do trovão.
Você não pode esperar o som imediatamente após fechar os ouvidos. Você deve se concentrar e manter a mente concentrada. O som específico que você ouve hoje, talvez não ouça todos os dias. Mas você ouvirá qualquer um dos dez sons de anahata.
A descrição dada acima é Laya através do som Nada, anahata. Da mesma maneira, Laya pode ser efetuada pela concentração na ponta do nariz (nasikagra drishti), no espaço entre as duas sobrancelhas (bhrumadhya drishti), meditação nos cinco tattvas [princípios fundamentais], no mantra soham, aham Brahma asmi e Tat Tvam. Também ór asi mahavakyas e outros métodos.
Swami Sivananda, em Kundalini Yoga
Ver também: Escutando os sons de Nada
Conheça também
Aula teórica e prática sobre a técnica de meditação Koan
(Por Otávio Leal - Dhyan Prem)
Acesse a Aula gratuita sobre a técnica de meditação Koan.
Descubra o que é, pra que serve e como fazer.
100% e gratuita. Saiba mais aqui.
chela » Nada Yoga