Exclusivismo

Exclusivismo pode ser descrito como o ato, a prática ou a inclinação que exclui ou pretende excluir outros.

O exclusivista acredita que a sua concepção de Deus, ou a concepção de Deus de sua religião ou subdivisão religiosa é a única válida; no máximo admite uma visão análoga ou muito parecida.

O Exclusivismo usa roupagens bonitas como o discurso que está fazendo um bem ao seu semelhante ao salvar sua alma. Mas como toda roupa, é superficial e suja fácil. A história conta – e continua registrando! – inúmeros casos de intolerância religiosa, que tem o exclusivismo como raiz, em diversas religiões que não trazem mais do que destruição e morte. É o caso de inúmeras missões antigas e atuais que pretendem enfiar goela abaixo uma visão religiosa, sem suspeitar que, geralmente, o povo para quem se está pregando é mais espiritualizado que o pregador.

De fato, até coletividades que professam a mesma religião vem brigando entre si há milênios! Não sei quanto a você, mas eu estou farto de disputas e guerras! Dentro de cada grande religião há inúmeras ramificações, o que constitui um mérito, pois a liberdade da interpretação e manifestação religiosa é uma dádiva, o problema começa quando julga-se e condena-se, geralmente com grande ignorância com relação à religião ou posição alheia, e, pior, agride e até mata o seu próximo por ele não concordar com sua visão de… Deus! Do Amor! Chega-se ao ápice do ódio para estabelecer o amor! E também assim vai-se contra o que o próprio fundador de sua religião pregou.

O Espírito é Universalista. A mente é Exclusivista

O Espírito, A Alma sabe que é Universal. Como dizem Zeca Baleiro e André Abujamra, Alma não tem cor. E nem religião! Religião é a forma, nova ou antiga, de se chegar a Deus ou ao Divino; religião é ou deveria ser o caminho. Espírito é a própria consciência divina. Não há muito o que dizer do Espírito, o Espírito apenas é!

Agora, a mente… – essa nossa funcionária genial que se empossou presidente da nossa empresa e nos manda adormecer porque ela já entendeu todos os processos, podendo inclusive emular as funções do próprio Espírito – a mente se estabelece e diz: este é meu corpo, esta é a minha opinião, esta é a minha religião, eu sou eu, e aquele é o outro com as coisas dele. E nasce o sentido do ego.

A separatividade é da mente. A mente é quem se reconhece como diferente do outro e por isso precisa tomar cuidado com ele, convertê-lo a suas ideias ou combatê-lo.

Após os sublimes eflúvios espirituais de seus fundadores, o aspecto Espiritual das religiões vai cedendo terreno para o aspecto mental. O Espírito, que apenas É, não discute, já a mente precisa se afirmar. E aí, também a religião ganha um ego. E para se manter viva precisa fiscalizar a ameaça das outras, convertê-las, atacá-las…

Atacá-las porque os homens esqueceram o Objetivo estipulado pelo próprio revelador e/ou profetas de sua religião, e apegaram-se ao caminho. Receberam um mapa para o tesouro, que traça a rota do oeste para o centro, e estão adorando tanto o mapa que esqueceram o tesouro! Adoram tanto seu mapa que precisam combater, explícita ou implicitamente, outros que possuem mapas diferentes, como o que indica uma rota do leste para o centro. “O seu centro é diferente do nosso, o nosso centro é o Centro Verdadeiro, o seu é falso.”

Assim, apegaram-se à forma em detrimento da essência. Apegaram-se à mente e ao ego em detrimento do Espírito.

É preciso vigiar este combate implícito, sutil, sorrateiro, pois sob a aparência inofensiva está o germe de ideias que culminam em enormes, senão maiores, tragédias da humanidade.

Amar é aceitar, sem reservas, sem modificações, aceitar.

Exclusivismo é o oposto do Universalismo.

Conheça também

Yoga Shanti Vahini

Curso Yoga Shanti Vahini (Prof. Gayan)

O sofrimento que podemos superar - Pessoas plenas e felizes se constroem.

No Curso Yoga Shanti Vahini, o Prof. Gayan nos conduz a uma jornada de imersão auto consciencial que objetiva a compreensão da natureza do sofrimento, suas causas e as possibilidades de superação, criando estruturas cognitivas que permitam o despertar de estados de plenitude e felicidade. Toda a base filosófica e vivências estão sedimentadas na milenar ciência do Yoga.

Curso Online dividido em 13 módulos + 6 bônus. Conheça (+)

chela » Universalismo » Exclusivismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *