Soucha: pureza, asseio, é a limpeza do corpo e da mente. Limpeza externa e interna que auxiliam na clareza da mente e posteriormente da consciência.
- Purificação ou limpeza externa é manter o corpo puro, limpo – nos aspectos de higiene e alimentação.
- Purificação ou limpeza interna é limpar a mente de pensamentos como o ciúme, ódio, egoísmo, ganância e apego.
A purificação interna tem mais valor do que a externa, mas esta última é importante para propiciar à mente condições para tornar-se também pura.
Purificações internas
Nos Yoga Sutras de Patanjali (1.33) a purificação mental ou limpeza interna é conseguida por meio das virtudes:
- Empatia: sentimentos de amizade com assuntos e pessoas felizes;
- Compaixão: com os infelizes;
- Contentamento com os bons (virtuosos). Oposto da inveja; regozijo com o sucesso alheio;
- Indiferença com os maus.
A limpeza da mente passa, portanto, pela total abolição de todo e qualquer sentimento negativo, de rancor, ressentimento, raiva, etc., e o desenvolvimento dos seus opostos, tornando a mente amorosa.
É útil também o afrouxamento do sentimento de autoimportância pessoal, transferir o seu “centro de gravidade” do ego ou personalidade para o si mesmo real.
“A Realização de Si Mesmo requer apenas a pureza absoluta, nem mesmo requer concentração da mente. É somente por causa disso que o Si mesmo é considerado incognoscível – no sentido objetivo, entenda-se. É por isso que também foi dito que o único requisito para a Autorrealização é a pureza da mente. Mas a única impureza da mente é o pensamento: manter a mente pura é torná-la livre de pensamentos. Agora ficará claro para você por que sempre se insiste na pureza da mente para se alcançar a Autorrealização. Como ela poderia ser alcançada em sua ausência? E como poderia deixar de brilhar em uma mente pura? Todas as exortações das escrituras têm exclusivamente este propósito: a ação desinteressada, a devoção, o desapego e outras recomendações não têm outro propósito. Porque a consciência transcendental só se manifesta em uma mente sem mácula.”
Janaka, em Tripura Rahasya: O segredo de Tripura, cap. 16, p. 144 (pdf em espanhol)
Purificações externas do Hatha Yoga
Há seis purificações que estão no domínio do Hatha Yoga (e suas derivações) e que são compartilhadas com outros tipos de yoga que envolvem muitas práticas físicas, como o Kundalini Yoga.
Praticantes de outros tipos de yoga, menos “corporais”, não necessariamente incluem em seu abhyasa essas práticas, porém alguns desses cuidados podem ser indicados, tanto para curar ou atenuar debilidades do(a) sadhaka como para potencializar a saúde do corpo físico, que repercute nos outros corpos.
Por exemplo, se você tem dificuldade em realizar pranayamas por conta de obstruções nasais, jala neti pode ajudar. Já trataka, além de seu efeito terapêutico para os olhos, é um importante passo para o desenvolvimento da concentração, fundamental em yogas como o Raja Yoga.
Estas técnicas não só purificam os corpos sutil e físico, mas também despertam o corpo de energia e seus centros.
Samuel Sagan em O Despertar da Visão Interior, p. 114
Os shatkarma ou as seis ações / purificações físicas
O texto Hatha Yoga Pradipika e outros textos citam as seis ações de purificação física:
- Dhauti
- Basti (Vasti)
- Neti – Jala Neti – Purificação das narinas e do canal respiratório
- Trataka
- Nauli
- Kapalabhati
Pesquise aqui referências a 💦 Pureza – Soucha no site.
Conheça também
Formação em Meditação (Otávio Leal, HumaniAmor)
A Formação em Meditação ministrada por Otávio Leal (Dhyan Prem) e as professoras Larissa Ananda e Juliana Araújo, da Humani Amor, é uma das mais completas formações do Planeta, abordando a Teoria e Prática dos mais diversos tipos de técnicas de Meditação do Ocidente ao Oriente.
Esta ampla formação conta com mais de 300 aulas, divididas em 15 módulos.
Acesse aqui o curso e veja todo seu conteúdo programático procurando o botão Veja todo o conteúdo do Curso/Formação.
chela » Virtude ou restrições supremas (Niyama) » 💦 Pureza – Soucha (Shauca, Śauca)