Satori

➡️ satoru (jap. 悟る): perceber, compreender; (sentido derivado) iluminar-se
🔽 satori (jap. 悟り): percepção, compreensão; (sentido derivado) iluminação

Satori é a experiência de despertar ou a apreensão da natureza da realidade, aonde a pessoa percebe a sua própria natureza real ou essência (kensho).

Satori geralmente acontece em um momento, é um flash. Quando acontece de maneira contínua ou mesmo quando a pessoa deseja, podemos dizer que essa pessoa é um buda, um desperto.

Satori, por Osho

Satori é uma iluminação especial. (…) Não é samadhi e no entanto é samadhi. Não é samadhi porque pode acontecer num momento comum: beber chá, dar uma caminhada, olhar para uma flor, ouvir o salto de um sapo na lagoa. Isso pode acontecer em momentos muito comuns, assim não é como o samadhi sobre o qual Patanjali fala. Patanjali simplesmente se surpreenderia se um sapo pulasse na lagoa e com o barulho desse pulo alguém se tornasse iluminado. Patanjali não seria capaz de acreditar que uma folha seca cai da árvore, ziguezagueia, se move com o vento um pouco, em seguida, cai no chão e se aquieta – e alguém sentado sob a árvore atinge a iluminação? Não, Patanjali não seria capaz de acreditar: “Impossível”, ele dirá: “porque samadhi é algo excepcional; o samadhi só vem depois de muito esforço, de milhões de vidas. E então acontece numa determinada postura, siddhasana. Ele acontece num determinado estado do corpo e da mente”.

Satori é samadhi e ainda não é samadhi. É um vislumbre, e um vislumbre do extraordinário no muito comum. É samadhi acontecendo em momentos comuns. Uma coisa repentina também – não é gradual, você não avança em graus.

(…) Sempre que a gestalt [o foco, o ponto de vista] muda, você tem [ou pode ter] um vislumbre. Esse vislumbre é satori. Não é final, você vai perdê-lo novamente. Você não vai se tornar um buda com um satori, é por isso que eu digo que é um samadhi e ainda assim não é samadhi.

(…) Satori é como um relâmpago – você pode ter uma visão do todo, tudo o que está lá e, em seguida, ele desaparece. Mas você não vai ser o mesmo novamente. Não é a iluminação final, mas um grande passo para ela.

(…) Satori é a amostra do samadhi de Patanjali.

Osho, em Sublime Vazio, cap. 5

Conheça também

Meditação na prática (Otávio Leal)

Meditação na prática (Otávio Leal) – série gratuita

Otávio Leal (Dhyan Prem) e a Humani Amor disponibilizaram gratuitamente os três vídeos da série da semana da meditação plena.

Nesta Série você vai vivenciar a Meditação de diversas vertentes da Sabedoria!

Teoria e muitas Práticas do Oriente ao Ocidente, das práticas Ancestrais até as mais Modernas.

Colher muitos benefícios para a sua vida ao incorporar a Meditação como prática diária ou semanal. (ver mais)

chela » Budismo » Conceitos » Satori

2 comentários sobre “Satori

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *