Bindu

Literalmente “ponto”, “gota”, “pequena partícula”.

Origem, semente, fonte, o ponto de onde emanou o Universo ou o primeiro ou grande princípio (mahat tattva).

No microcosmo, este ponto encontra-se entre os chakras ajna e sahasrara:

No Tantra, bindu ou bindu-visarga (“queda da gota”) é um ponto na parte de trás da cabeça onde os brâmanes crescem seus tufos de cabelo. Esse ponto existe abaixo do chakra sahasrara e acima do chakra ajna e é representado por uma lua crescente com uma gota branca. Ele representa a manifestação de criações, como a consciência. Bindu se refere a um aspecto da anatomia conhecido como “corpo sutil”, que é composto de “gotas” e “ventos”.

Wisdomlib » Bindu / Tradução

Pesquise aqui referências a Bindu no site.

Aprofunde-se e consulte outros significados de Bindu na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).

Conheça também

Curso Online Satori (Samadhi)

Curso Online Satori - Samadhi (Otávio Leal)

Iluminação intensiva e vislumbre do despertar

O Curso Online Satori (Samadhi) é uma formação séria, prática, didática e 100% online (EAD) que vai expandir sua consciência e te proporcionar o reconhecimento do seu Despertar de Consciência.

Curso de transformação absoluta baseado no Vedanta, no Zen (Japão), no grupo "Iluminação Intensiva" do Mestre Osho e nos ensinamentos de vários Mestres modernos e do passado.

Curso online dividido + de 120 aulas (+ de 60 horas), além de bônus. Conheça seu conteúdo aqui (+)

chela » Conceitos » Bindu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *