Literalmente “ponto”, “gota”, “pequena partícula”.
Origem, semente, fonte, o ponto de onde emanou o Universo ou o primeiro ou grande princípio (mahat tattva).
No microcosmo, este ponto encontra-se entre os chakras ajna e sahasrara:
No Tantra, bindu ou bindu-visarga (“queda da gota”) é um ponto na parte de trás da cabeça onde os brâmanes crescem seus tufos de cabelo. Esse ponto existe abaixo do chakra sahasrara e acima do chakra ajna e é representado por uma lua crescente com uma gota branca. Ele representa a manifestação de criações, como a consciência. Bindu se refere a um aspecto da anatomia conhecido como “corpo sutil”, que é composto de “gotas” e “ventos”.
Wisdomlib » Bindu / Tradução
Pesquise aqui referências a Bindu no site.
Aprofunde-se e consulte outros significados de Bindu na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).
Conheça também

Vedaflix: a ciência milenar do Ayurveda
(Dr. Danilo Maciel Carneiro e Verena Farha Carneiro)
O Vedaflix é uma vasta biblioteca em vídeos com muito conteúdo e práticas para melhorar sua qualidade de vida e cursos que abordam desde a base teórica da milenar medicina do Ayurveda ao uso de plantas medicinais, frutas e ervas.
Ao ingressar, você tem acesso imediato a toda plataforma, podendo cancelar sua assinatura quando quiser.
Você também pode conhecer o trabalho nesta aula gratuita ou baixando o ebook gratuito, que contém a teoria e o teste para descobrir seu dosha predominante.