Shiva (Śiva)

Estátua de Shiva

Shiva é a Consciência, o ser humano em seu estado divino, é o ser em sua própria natureza, não afetado por maya, indiferente a ela.

A representação visual desse estado de ser é encontrada comumente nas estátuas de Shiva, geralmente inabalável, em paz e união com a criação, que é Kundalini em seu pescoço.

Shiva não é uma personalidade, alguém, Shiva quer dizer Consciência (superior). Cada homem e cada mulher já é Atman, já é Shiva, e o grau dessa conscientização depende do seu autoconhecimento, do quanto ele(a) transpôs as camadas de ignorância que velam a alma ou seu ser.

Shiva é considerado o aspecto divino da dissolução (laya), pois quando o ser humano atinge esse estado dissolve o mundo manifestado para si (em composição com os aspectos criador Brahma e mantenedor Vishnu – a trimurti). Macrocosmicamente, Shiva é a personificação dessa mesma função universal ou divina de dissolução.

Esta se revela, às vezes, como destruição e transformação, no eterno ciclo da vida, mas seu significado e seu processo, sobretudo o interior – explorado em ciências como o Laya Yoga -, é muito mais profundo.

O nome Shiva quer dizer, em sânscrito, auspicioso, afortunado, feliz, saudável.

Etimologicamente, significa “aquele que controla tudo e a quem ninguém pode controlar” (…). A sílaba “Ś” [Sh] significa Bem-Aventurança Permanente. A letra “I” significa Purusha (a energia masculina primordial), a sílaba “Va” significa Shakti (a energia feminina primordial). Uma combinação harmoniosa dessas sílabas é Shiva.

Wisdomlib » Shiva (Nirukta (Sanskrit etymology)) / Tradução

Shakti e Shiva

Shakti (Kundalini) é a força cósmica criadora e móvel, cinética; Shiva é o fundo estático por trás da atividade. A Consciência Suprema, que é Unidade, divide-se em estática e cinética para o propósito da “criação”. Yogas como Kundalini Yoga visam a dissolução dessa dualidade, tornando-A Uma novamente.

Shiva é Brahman imanifesto; Shakti é Brahman manifesto, seu aspecto com nomes e formas. Shakti assim é mutável; Shiva é imutável.

Shiva é Consciência, o Purusha do Samkhya. Shakti é a energia material que a consciência usa e precisa para se expressar.

Shakti e Shiva são um. E yogas como Kundalini Yoga visam a realizar essa unidade.

Ardhanarishvara: Metade Shiva, Metade Parvati
Ardhanarishvara: Metade Shiva, Metade Parvati © CC Himalayan Academy Publications

Ardhanarishvara (Ardhanārīśvara)

consorte ou manifestação (shakti) de Shiva é Parvati.

Ardhanarishvara é manifestação de Shiva como metade mulher e metade homem.

“(…) enquanto eu estava realizando penitência (tapas) pela criação (srishti), o misericordioso senhor Shiva da Trindade, saiu do local chamado Avimukta entre as sobrancelhas (bhru) e o nariz (ghrana). Ele se manifestou como metade mulher e metade homem (Ardhanarishvara) em plena potência. Ao ver o não nascido Senhor Shiva, uma massa de refulgência, o consorte de Uma [Parvati], o onisciente, o criador de tudo, famoso como Nilalohita, bem na minha frente eu o saudei com grande devoção e fiquei muito encantado. Eu disse ao senhor ‘Por favor, crie vários súditos’.”

Shiva Purana 2.1.15 citado em Wisdomlib » Ardhanarishvara / Tradução

Shiva Nataraja (Śiva–Naṭarāja)

Shiva Nataraja
Imagem: wikimedia

Shiva também é representado através de várias formas de manifestação, entre elas a mais famosa é a de Nataraja, o Dançarino Divino ou Senhor da Dança, perfomando a dança do êxtase divino.

Neste ícone, somos instruídos nas cinco funções do Ser Supremo: criação, sustentação, transformação [dissolução/destruição], revelação e ocultação.

A dança ocorre dentro de um anel de chamas que simboliza o ciclo de nascimentos e mortes, o ciclo de criação e destruição universal – projeção e recolhimento. O deus dança nas costas do “Anão da Ignorância” conhecido como Mulayaka. É a ignorância de nossa verdadeira natureza que nos liga a um ciclo de contínuas vindas e é a sabedoria / iluminação que nos liberta.

Wisdomlib » Nataraja (tradução)

Os símbolos desta representação são amplamente estudados (ver mais em Wikipedia » Nataraja/EN / Tradução).

Dança

Como a meditação, a dança é outra forma de transcender o mundo mental, tornando-se ponte para outras realidades e para o Ser. Dançamos dentro da Roda de samsara e através da dança podemos transcendê-la, pisando na ignorância de não saber quem somos. Isso pode acontecer quando você (ego) desaparece na dança, você se torna a dança, a música, a existência.

Experimente praticar, dançar qualquer música que faça você fluir como, dentro desse contexto, Deuses a dançar de Madre Terra e Mantra de Nando Reis e Os Infernais.

Pesquise aqui referências a Shiva no site.

Aprofunde-se e consulte outros significados de Shiva (Śiva) na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).

Conheça também

Namu Cursos

Combo promocional de 48 Cursos da Namu

Acesso ilimitado por 1 ano a 48 cursos da Namu

São 17 cursos de Yoga (Hatha Yoga, Kundalini Yoga, Iyengar Yoga, Ashtanga Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Yoga para gestantes, Yoga para todas as idades, Superioga e +), 1 curso de Meditação Mindfulness, 4 cursos de Pilates, 4 cursos de Fitness, 20 cursos de Alimentação e 2 cursos de Cuidados Pessoais.

Há também a opção de um combo somente com os cursos de Yoga, Pilates e Fitness, e outro somente com os cursos de Alimentação.

Todos os cursos são ministrados por professores altamente capacitados. 100% Online . Conheça (+)

chela » Conceitos » Shiva (Śiva)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *