Zelota: A vida e a época de Jesus de Nazaré (Reza Aslan)

Título original: Zealot: The Life and Times of Jesus of Nazareth (2013)
2013 – 1ª edição
Tradução Marlene Suano

Este livro, que nos foi recomendado por um visitante do site, aporta importantes informações para a busca do Jesus real, busca essa que envolve também o estudo dos Evangelhos e do Cristianismo e do Jesus espiritual, além do próprio autoconhecimento do buscador.

Zelota: A vida e a época de Jesus de Nazaré (Reza Aslan)
Ver na Amazon / Kindle

Especialmente na primeira das três partes do livro, Reza Aslan dedica-se à contextualização histórica da época de Jesus, de forma semelhante à que faz John Dominic Crossan, como a condição social de sua região de origem e o cenário de expectativa apocalíptica e de aparecimento de diversos candidatos a messias. De maneira geral, Crossan detalha e explora mais profundamente os eventos, mas Aslan é bastante eficiente em condensar a informação sem perder o essencial, o que lhe dá espaço para abordar mais assuntos.

Portanto não se engane – embora este livro seja significativamente menor do que O Jesus histórico, traz diversas nuances e informações que não se encontram nele (nem em outras fontes consultadas). E o oposto também é verdadeiro – um livro não pode substituir o outro.

Um dos dados que Aslan traz é que todo o movimento religioso da Palestina do séc. I não estava apartado do cenário político de então – os sumos sacerdotes mantinham relações com o Império Romano e o ataque de purificação de Jesus ao Templo relatado em Mc 11.15-19 (e paralelos) seria tomado por Roma como um ataque à ordem civil. Em outras palavras, como Richard A. Horsley também observa, dificilmente um homem vindo da região camponesa, Nazaré, duplamente explorada pelo império e pelo templo, estaria alheio ao contexto social e político que vivenciava e o cercava.

O autor apresenta seus argumentos sobre a transformação que se dá no Novo Testamento desse Jesus real e por vezes belicoso e político em um Jesus sublime e espiritual.

O episódio de Pilatos é significativo: escritos após a destruição do Templo pelo Império Romano, que se deu no ano 70 EC, os evangelhos esforçam-se para tirar toda culpa da crucificação de Jesus do governador da Judeia e logo da administração romana, o que permitiu a esses textos sobreviverem e se difundirem no império, culminando, por fim, na conversão do próprio imperador Constantino no início do séc. IV.

Como dissemos n’outra parte, não há como estudar os evangelhos sem o estudo do próprio Cristianismo, e Aslan faz muito bem essa composição.

Na parte final do livro é explorado o conflito teológico de Paulo com o centro principal de primeiros cristãos, situado em Jerusalém e liderado pelo chamado irmão de Jesus, Tiago, “o justo”, personagem ao qual o autor dedica interessantíssimos parágrafos. A destruição de Jerusalém foi um dos fatores que enfraqueceu o primeiro grupo e impulsionou a visão paulina.

Esses são alguns dos destaques desta obra de Reza Aslan que, sem dúvida, vale a leitura.

Este livro encontra-se editado

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Outros títulos em Em busca do Jesus real

Pesquise aqui referências e citações de Zelota no site.

Conheça também

Jesus Fora do Novo Testamento (Robert E. Van Voorst)

Jesus Fora do Novo Testamento (Robert E. Van Voorst)

Uma Introdução às Evidências Primitivas

Jesus realmente existiu? Neste livro, Robert Van Voorst apresenta e analisa criticamente as evidências antigas fora do Novo Testamento: os escritos romanos, judeus, anteriores e posteriores ao NT, que mencionam Jesus. Este fascinante estudo dos registros primitivos cristãos e não-cristãos inclui traduções recentes de todos os textos relevantes.

O autor mostra como e em que medida esses escritos antigos podem ser usados para ajudar a reconstruir o Jesus histórico.

Adquira o livro na Amazon BR e apoie este site.

chela » Livros » O caminho de Jesus » Em busca do Jesus real » Zelota: A vida e a época de Jesus de Nazaré (Reza Aslan)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *