Mahabharata – O Grande Reino Bharata

➡️ Maha: grande.
➡️ Bharata / Bharatavarsha (➡️ varsha [varṣa]: uma divisão do mundo; continente): é o nome de um antigo reino e região que abrangia boa parte ou todo subcontinente indiano, onde hoje situam-se a Índia, o Paquistão e possivelmente todo ou áreas do Nepal, Tibete e Butão (por conta das referências aos Himalaias). Algumas fontes citam que sua abrangência se estenderia a territórios do Afeganistão, Bangladesh e até Myanmar. No épico Ramayana, a “margem sul de Bharatavarsha” é citada como estando acima da ilha do Sri Lanka, o qual não faz parte de Bharatavarsha.
Seu nome vem do Rei Bharata, filho de Rishabha, antigo ancestral dos Kurus.
Bharata ou Bharatavarsha foi reafirmado em 1950 como o nome da Índia, juntamente com este atual, dado por estrangeiros.
Somente “Bharata” também foi o nome que se deu à versão mais curta deste épico, composta de 24 mil versos (contra 74 mil do Mahabharata).

Mahabharata” (Mahābhārata): além de O Grande [Reino] Bharata (hoje seria algo como A Grande Índia), o título pode ser entendido também como Os Grandes Bharata ou O Grande [Épico do(s)] Bharata, considerando ser a versão estendida do épico Bharata. Tudo isso é o significado aberto ou exotérico da obra.

O Mahabharata é um dos dois maiores épicos sânscritos da Índia antiga, sendo o outro o Ramayana. Ele narra a luta entre dois grupos de primos na Guerra de Kurukshetra e os destinos dos príncipes Kaurava e Pandava [filhos de Pandu] e seus sucessores.

Ele também contém material filosófico e devocional, como uma discussão sobre os quatro “objetivos da vida” ou purushartha (12.161). Entre as principais obras e histórias do Mahabharata estão o Bhagavad Gita, a história de Damayanti, a história de Savitri e Satyavan, a história de Kacha e Devyani, a história de Rishyasringa e uma versão abreviada do Ramayana, muitas vezes considerada como obras em seu próprio direito.

Tradicionalmente, a autoria do Mahabharata é atribuída ao [rishi] Vyasa. Houve muitas tentativas de desvendar seu crescimento histórico e camadas composicionais. A maior parte do Mahabharata foi provavelmente compilada entre o século III aC e o século III dC, com as partes preservadas mais antigas não muito mais antigas do que cerca de 400 aC. (…) O texto provavelmente atingiu sua forma final no início do período Gupta (c. Século IV dC).

Wikipedia(EN) » Mahabharata (tradução)

O poema épico Mahabharata narra os eventos ocorridos na família dos descendentes de Kuru em uma data longínqua cuja estimativa varia desde o ano 800 aC até mais de 3000 aC. Datas a partir do quarto milênio aC parecem fazer mais sentido, já que em diversas passagens é citado o hoje extinto Rio Sarasvati, dos tempos védicos, cuja seca final é estimada em não antes do ano 3000 aC.

Os acontecimentos e desentendimentos envolvendo os primos, filhos de Dhritarashtra e de seu irmão Pandu, aonde os primeiros representam os desvios de conduta humanos e os últimos as ações corretas, em conformidade com o dharma, culminaram na Guerra de Kurukshetra [Campo dos Kurus], que é o cenário ou pano de fundo do Bhagavad Gita. Ainda que os referidos acontecimentos possam ter tido lugar no campo físico (com certeza o têm no campo psicológico das pessoas), o autor do épico os descreve de maneira romanceada, em que os diálogos, reflexões e ensinamentos acerca da virtude, da honra, do dharma, do destino etc. ocorrem concomitantemente às ações dos personagens, tendo inclusive maior relevância que estes últimos. São também narradas diversas inter-relações entre homens e deuses.

Mahabharata: significado esotérico

Para além de quaisquer delimitações territoriais apresentadas acima, no épico é dito que o governo do mundo todo está em disputa na batalha. No significado esotérico da obra, essa expressão é correta pois o mundo todo (macrocosmo) significa a totalidade psicológica do buscador espiritual (microcosmo), onde é travada a batalha.

➡️ bha (bhā): luz, esplendor; brilhar, ser brilhante ou luminoso.
➡️ rata: dedicado a; apaixonado ou cativado por; encantado com.
Bharata: Dedicado à Iluminação ou Cativado pela Luz

“Mahabharata” (Mahābhārata): O Grande Dedicado à Iluminação ou O Grande Cativado pela Luz

A camada mais profunda do Mahabharata é destinada ao buscador espiritual. Àquele ou àquela que é dedicado ao Atman ou luz no interior do coração. As personagens do épico representam cada um dos constituintes da psique humana: os pândavas, orientados por Krishna ou Atman, representam as forças interiores que “batalham” pela liberação (moksha) ou autoconhecimento, enquanto os kauravas aquelas que desejam manter o ser atado ao mundo material. (ver mais em Yogananda – abaixo)

Índice do Mahabharata: Parvas (Livros)

Os 18 livros (parvas) do épico são:

Batalha Kaurava-Pandava
Batalha Kaurava-Pandava © CC columbia.edu
  • Livro 1 – Adi Parva: O primeiro livro ou O livro do princípio
  • Livro 2 – Sabha Parva
  • Livro 3 – Vana Parva
  • Livro 4 – Virata Parva: o 13º ano do exílio dos pândavas (filhos de Pandu) passados incógnitos e sem poder ser reconhecidos na reino e na corte do Rei Virata.
  • Livro 5 – Udyoga Parva
  • Livro 6 – Bhishma Parva – O livro de Bhishma: o Bhagavad Gita é os capítulos 25 ao 42 deste parva.
  • Livro 7 – Drona Parva: O livro de Drona
  • Livro 8 – Karna Parva: O livro de Karna (Radheya)
  • Livro 9 – Shalya Parva: O livro de Shalya
  • Livro 10 – Sauptika Parva
  • Livro 11 – Stri Parva
  • Livro 12 – Shanti Parva
  • Livro 13 – Anushasana Parva
  • Livro 14 – Ashvamedha Parva
  • Livro 15 – Ashramavasika Parva
  • Livro 16 – Mausala Parva
  • Livro 17 – Mahaprasthanika Parva
  • Livro 18 – Svargarohana Parva

Neste site

Download (.pdf)

O Mahabharata (versão resumida de William Buck)

Livro físico

O Mahabharata – Nova Edição: O Clássico Poema Épico Indiano Recontado em Prosa Por William Buck

No mercado brasileiro está disponível esta versão resumida de William Buck.

Audiolivro

En español Para ler ou ouvir em espanhol, conheça o (Método) Espanhol com auxílio de livros e audiolivros.

Livro com explanação do significado esotérico das personagens

O Bhagavad Gita: Deus fala com Arjuna – Volume 1 (Paramahansa Yogananda)

Deus Fala Com Arjuna - Vol. 1 - Paramahansa Yogananda

Este livro de Yogananda compreende a tradução e comentários dos capítulos 1 ao 5 do Bhagavad Gita. Sobretudo no primeiro capítulo do Gita, são apresentados os combatentes protagonistas da obra como um todo, o Mahabharata, que estão envolvidos na Guerra de Kurukshetra.

Cada um desses personagens representa um aspecto, característica, virtude, inclinação ou vício psicológicos. Yogananda apresenta o significado esotérico (oculto) dos guerreiros pândavas (filhos de Pandu) e seus aliados como os aspectos ou guerreiros da Alma (Atman) e os “kauravas” (filhos sanguíneos do Rei Dhritarashtra) e aliados como os representantes do reino material, ou seja, os sentidos, as viciações e os frutos da percepção ilusória do mundo manifestado.

Esses significados foram sendo passados pela linhagem de gurus de Yogananda. Sua compreensão faz com que o Mahabharata ganhe uma rica dimensão adicional.

Este primeiro volume, de quase 700 páginas é também uma excelente elucidação e aprofundamento de muitos aspectos do caminho do Yoga presentes no Gita, nos Yoga Sutras de Patanjali e em outros textos. A coleção conta com dois volumes, sendo que o segundo, que aprofunda os capítulos 6 a 18 do Gita, já não é fundamental para se entender os personagens do Mahabharata. Ela está disponível nas:

Conheça também

Vedaflix: a ciência milenar do Ayurveda (Dr. Danilo Maciel Carneiro e Verena Farha Carneiro)

Vedaflix: a ciência milenar do Ayurveda

(Dr. Danilo Maciel Carneiro e Verena Farha Carneiro)

O Vedaflix é uma vasta biblioteca em vídeos com muito conteúdo e práticas para melhorar sua qualidade de vida e cursos que abordam desde a base teórica da milenar medicina do Ayurveda ao uso de plantas medicinais, frutas e ervas.

Ao ingressar, você tem acesso imediato a toda plataforma, podendo cancelar sua assinatura quando quiser.

Você também pode conhecer o trabalho nesta aula gratuita ou baixando o ebook gratuito, que contém a teoria e o teste para descobrir seu dosha predominante.

chela » Manuscritos » Itihasas (Itihāsas) – Épicos » Mahabharata – O Grande Reino Bharata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *