Bhakti Yoga – Classes de adoração, por Sivananda

No degrau mais baixo da escada do Bhakti Yoga vem a adoração de elementos e espíritos desencarnados. Esta é a forma mais baixa de adoração. Em seguida, vem o culto a Rishis [sábios, videntes], Devas [deuses= pessoas que se elevaram à condição de] e Pitris [pais, ancestrais]. A fé de cada um é moldada de acordo com sua própria natureza. O homem consiste naquilo que é sua fé, ele é mesmo isso. A terceira classe inclui os seguidores que adoram avatares como Sri Rama, Krishna, Narasimha. As quatro classes de bhaktas acima têm a forma de adoração Saguna [com forma]. Em seguida vem o classe de bhaktas que praticam Nirguna [sem forma] Upasana [devoção, adoração] em Brahman desprovido de atributos. Esta é a forma mais alta de culto adequado para as pessoas inteligentes que têm vontade forte e compreensão ousada. Isso é conhecido como Ahamgraha Upasana ou Jnana Yoga Sadhana [prática, caminho].

Bhakti pode ser adquirido e cultivado. A prática do Nava Vidha Bhakti (nove métodos de devoção) infundirá Bhakti. Constante Satsanga [estar em companhia da verdade, de quem é verdeiro; associação correta], Japa [recitações de mantras e hinos], Oração, meditação, Svadhyaya [auto-estudo, auto-aprendizado], Bhajan [louvor, cantar para glorificar a Deus], serviço aos santos, Dana [doação, dar em caridade, abrir mão], Yatra [viagem, jornada, provavelmente de peregrinação e/ou interior] etc., desenvolverão Bhakti. A seguir, são apresentados os nove métodos de desenvolvimento de Bhakti:

Sravana: audição das Lilas [jogos/passatempos divinos] de Deus
Smarana: rememorando sempre de Deus
Kirtan: cantando Seu louvor
Vandana: Namaskaras [saudações] para Deus
Archana: ofertas a Deus
Pada-Sevana: presença; comparecimento
Sakhya: amizade
Dasya: serviço
Atma-nivedana: auto-entrega a Guru ou a Deus

Sri Ramanuja recomenda as seguintes medidas para o desenvolvimento de Bhakti:

Viveka: discriminação
Vimoka: liberdade de todo o resto e ânsia/desejo por Deus
Abhyasa: – pensamento contínuo de Deus
Kriya [ou karma]: fazendo bem aos outros
Kalyana: desejando bem a todos
Satyam: veracidade, ser verdadeiro
Arjavam: integridade
Daya: compaixão
Ahimsa: não violência
Dana: caridade

Namdev, Ramdas, Tulsidas e outros foram algumas almas abençoadas a quem Deus deu Seu Darshan [a benção de ter a visão Dele]. Esses bhaktas eram yoga-bhrashtas [que percorreram o caminho do yoga mas caíram antes da iluminação]. Eles vieram a este mundo com um grande patrimônio de Samskaras espirituais. Eles adoraram a Deus em vários nascimentos com sincera devoção. Eles não fizeram muito Sadhana [prática, caminho] em sua encarnação final. Essa devoção era natural e espontânea neles, devido à força dos Samskaras anteriores de bhakti. As pessoas comuns devem adotar medidas drásticas e especiais e fazer um Sadhana especial para desenvolver bhakti rapidamente. Novos sulcos, novos canais precisam ser cortados no velho coração pedregoso e sem devoção ao máximo. Através da oração constante, Japa, Kirtan, serviço a bhaktas, caridade, Vrata [práticas religiosas austeras], Tapas, Dhyana e Samadhi, um bhakta devem elevar sua consciência a um alto grau e adquirir Para Bhakti, o mais alto conhecimento e a paz suprema. Nos estágios avançados da meditação, o meditador e o meditado, o adorador e o adorado [=o Upasaka e o Upasya] se tornarão um. Dhyana terminará em Samadhi. Prática constante e regular é necessária.

Um Hatha Yogi atinge o estágio mais alto pela prática de vários Mudras [gestos simbólicos e/ou ritualísticos], Bandhas [travas], Asanas e outros exercícios; um Jnani pela prática de Sravana [estudo], Manana [entendimento com reflexão] e Nididhyasana [meditação]; um Karma Yogin pelas obras altruístas (Nishkama Seva); um Bhakta desenvolvendo Bhakti e auto-rendição, e um Raja Yogi por profunda concentração e manipulação da mente. O objetivo é o mesmo em todos os casos, mas os métodos são diferentes.

Concentração e meditação na energia primordial, Shakti, é apenas uma modificação do Jnana Yogic Sadhana. A concentração e a meditação nos diferentes centros de energia pertencem ao Raja Yoga. A concentração nos diferentes Chakras e Nadis e o despertar da Shakti através de métodos físicos pertencem ao Hatha Yoga. A concentração e a meditação no Devata [um deus, mestre ou ser celestial, que portanto ainda tem imperfeições], na divindade presidente dos diferentes chakras internos, podem ser tomadas como um curso avançado no Bhakti Yoga. Para um rápido sucesso, diferentes métodos de Sadhana devem ser combinados.

O Bhakta, quando medita na divindade que preside ou Devata, imagina uma forma particular de Deus em cada Chakra. Nos livros do Mantra Shastra [tratados religiosos do Mantra], descrições elaboradas de Deus e dos Devatas são dadas para cada Chakra. De acordo com o temperamento dos estudantes, eles tomam a forma de Deus de uma maneira diferente. As experiências e sentimentos dos aspirantes variam em todos os casos. Portanto, não estou dando as descrições de todos os Devas e Devatas. Quando um homem fecha os olhos e medita sobre os chakras internos, ele obtém várias visões e vê as diferentes formas de Deus. É o melhor a que ele deve se apegar. Então, somente o crescimento real é possível. As informações gerais fornecidas na parte teórica deste Kundalini Yoga certamente ajudarão bastante na concentração e meditação nos chakras.

Swami Sivananda – Kundalini Yoga

Conheça também

Curso Online Satori (Samadhi)

Curso Online Satori - Samadhi (Otávio Leal)

Iluminação intensiva e vislumbre do despertar

O Curso Online Satori (Samadhi) é uma formação séria, prática, didática e 100% online (EAD) que vai expandir sua consciência e te proporcionar o reconhecimento do seu Despertar de Consciência.

Curso de transformação absoluta baseado no Vedanta, no Zen (Japão), no grupo "Iluminação Intensiva" do Mestre Osho e nos ensinamentos de vários Mestres modernos e do passado.

Curso online dividido + de 120 aulas (+ de 60 horas), além de bônus. Conheça seu conteúdo aqui (+)

chela » Bhakti Yoga – O caminho da devoção » Práticas de Bhakti Yoga » Bhakti Yoga – Classes de adoração, por Sivananda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *