Literalmente “cisne” ou “ganso”, hamsa é uma palavra com significado místico e é um símbolo do si mesmo ou atman. Hamsa é a manifestação física da Consciência, que pode ser percebida através da respiração.
“Ele (Hamsa) está permeando todos os corpos como o fogo (ou calor) em todos os tipos de madeira, ou óleo em todos os tipos de sementes de gergelim. Tendo conhecido (a Ele) desse modo, uma pessoa não encontra a morte.”
Hamsa Upanishad, verso 5 (tradução Eleonora Meier)
Composta de Ham + Sa, a primeira sílaba significa também Aham (eu) e Sa / So (ele; aquele), significando “Eu sou Aquele”, o que relaciona Hamsa a Brahman e encerra nesta palavra a mais alta verdade alcançada pelas Upanishads.
“… Aham é a bija (semente), Sa é a shakti; So Ham é o kilaka (cunha ou pilar)”
Hamsa Upanishad, verso 10
Hamsa é o si mesmo interior de tudo (atman), eterno, infinito, de qualidades imperecíveis. (Sharada Tilaka Tantra 25.62;65)
“…deve-se contemplar a Hamsa considerando-o o Atman no próprio coração.”
Hamsa Upanishad, verso 13
Adicionalmente, Ham é considerado o Purusha (princípio masculino, imanifesto) e Sah a Prakriti (princípio feminino, criação), sendo Hamsa a união entre os dois (Sharada Tilaka Tantra 25.50-52), o princípio e o fim da criação, o incriado e a criação.
Hamsa como cisne ou ganso é um animal sagrado que é o vahana (veículo) do aspecto criador da existência Brahma e da deusa Sarasvati. A respiração é o veículo de manifestação da Existência neste plano.
Mantra Hamsa (ou So-Ham)
O mantra Hamsa (ou pode ler-se Ham-So ou So-Ham) não é articulado em palavras, é simplesmente praticado através da respiração durante toda a existência do ser humano (jiva). Quando realizado conscientemente, diz-se outorgar benefícios espirituais.
“…Em um dia e uma noite há 21.600 Hamsas…”
Hamsa Upanishad, verso 11
Na inspiração produz-se naturalmente pelo nariz um som, – segundo diversas fontes – sa (ou so) e na exalação, ham.
Técnica de meditação Hong-So do Kriya Yoga
O fluxo da respiração da técnica meditativa Hong-So do Kriya Yoga de Yogananda é inverso ao apresentado geralmente e acima: nela, inspira-se hong e expira-se so. Mas seu efeito é igualmente poderoso.
A dica, então, para estabelecer a ordem dessas sílabas é, durante a meditação, colocar toda sua atenção na inspiração e expiração, anapanasati yoga, aqui em especial no som que o ar da respiração produz na região do nariz.
Em momentos de plena quietude mental você conseguirá perceber esse som, às vezes muito baixo, e a permanência nessa percepção pode, ao exercer um efeito hipnótico sobre a mente, fazer com que sua consciência (seu ser) note a mente e seu processo de percepção e, consequentemente, realize sua distinção deles.
Se sua mente já se encontrar absolutamente silenciosa no início da prática, a coisa pode funcionar no sentido oposto: você senta-se, reclina-se ou deita-se não na consciência mental (chitta), mas já em estado de consciência – chit -, em outras palavras, em não-mente, wu hsin. A partir dessa quietude do ser, percebe o ar indo e vindo na respiração do corpo material (🎵).
Já leu-se também que o jiva (eu) é exalado na expiração, e reabsorvido em inspiração. Isso pode ser entendido no sentido que o ar, prana, é vida.
O mantra Hamsa é também chamado Ajapa Gayatri (Ajapā Gāyatrī), que significa “o mantra não-entoado vocalmente que produz a salvação”.
“…Depois disso, [o estado] unmani (sem mente) é o fim do Ajapa.” [versos seguintes em Escutando os sons de Nada]
Hamsa Upanishad, verso 14 ou 15
Woodroffe afirma em O Poder da Serpente (p. 114-115) que a ordem do mantra (ham-so ou so-ham) pode levar a diferentes resultados. Ham-sah (ou ham-so) eleva kundalini: ham a desperta, e sah ergue-a. Já so-ham a traz de volta para baixo.
Saiba mais
Pesquise aqui referências a Hamsa no site.
Aprofunde-se e consulte outros significados de Hamsa (Haṃsa) na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).
Conheça também
Curso de Formação de Terapeuta Holístico
(Instituto Saber Consciente)
Formação ampla e completa em Terapia Holística com 23 terapias pelo preço de uma.
Capacitação profissional em Terapia Floral, Cromoterapia, Cristaloterapia, Reiki, Mindfulness, Auriculoterapia, Baralho Cigano e muito mais.
Formação 100% online com acesso vitalício a 980h de conteúdo e certificado profissional reconhecido. Conheça aqui todos os cursos inclusos.
Este é um dos programas principais do Instituto. Sua versão expandida possui 60 cursos, incluindo todos deste combo.