Hridaya ou hrid significa coração e, como em diversas outras línguas, em sânscrito também refere-se tanto ao coração físico quanto à essência do ser ou seu princípio vital, localizados no “coração”.
É considerado o centro ou sede do amor, do sentimento e por vezes do próprio sentido de ser.
Embora toda-permeante, diz-se que a alma ou Atman tem no corpo humano sua sede no coração.
“Prajapati é o coração [hridaya], é este Brahman, é isso tudo. “Coração” [hridaya] é composto de três sílabas. “Hri” [trazer] é uma sílaba, e para aquele que conhece isso, seu próprio povo e outros trazem [oferendas ou presentes]. “Da” [dar] é uma sílaba, e para aqueles que sabem disso, seu próprio povo e outros lhe dão [presentes ou poderes]. “Yam” [ir] é uma sílaba, e quem sabe isso vai para Svarga-Loka (paraíso).
Este [coração] é certamente Aquele, a Existência. Quem quer que conheça este grande, adorável, primeiro-nascido como o Real-Brahman [a Verdade], conquista a estes mundos, e vence igualmente qualquer inimigo – quem quer que conheça este grande, adorável, primeiro-nascido desta maneira, pois a Verdade é certamente Brahman”
Brihadaranyaka Upanishad 5.3-4 (5º Ad, 3º-4º Br)
“Identificado com a mente sensorial, este Purusha tem como real essência a luz. Está no interior do coração [hridaya], pequeno como um grão de arroz ou de cevada. Ele é o senhor de tudo, o regente de tudo e governa tudo o que existe.”
Brihadaranyaka Upanishad 5.6 (5º Ad, 6º Br)
“O Ser Interno, menor que o menor, maior que o maior, está oculto no coração das criaturas. O sábio, pela tranquilidade da sua mente e equilíbrio dos seus sentidos, observa o Senhor Supremo, majestoso e sem máculas, tornando-se livre dos grilhões e das amarras que prendem o homem ao mundo.”
Shvetashvatara Upanishad III.20, traduzido por Carlos Alberto Tinôco em As Upanishads
Meditação
“Tocando os globos oculares como uma pena, a leveza entre eles se abre no coração e lá permeia o cosmos.”
Vijnana Bhairava Tantra meditação 13 (transcrito por Paul Reps e traduzido por Albecy Cavalari e Rafael Blanco em A Carne e os Ossos do Zen, p. 224)
Pesquise aqui referências a Hridaya / hrid no site.
Aprofunde-se e consulte outros significados de Hridaya / hrid (hṛdaya / hṛd) – Coração na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).
Conheça também
Curso Yoga Shanti Vahini (Prof. Gayan)
O sofrimento que podemos superar - Pessoas plenas e felizes se constroem.
No Curso Yoga Shanti Vahini, o Prof. Gayan nos conduz a uma jornada de imersão auto consciencial que objetiva a compreensão da natureza do sofrimento, suas causas e as possibilidades de superação, criando estruturas cognitivas que permitam o despertar de estados de plenitude e felicidade. Toda a base filosófica e vivências estão sedimentadas na milenar ciência do Yoga.
Curso Online dividido em 13 módulos + 6 bônus. Conheça +