Shakti e Chakras Pranayama é a prática de controle da força vital que trabalha a partir da energia primordial manifesta – Shakti ou Kundalini, que encontra-se mais ou menos dormente no chakra muladhara – para em seguida energizar um a um os outros seis chakras, de forma ascendente.
Esta técnica é muito poderosa, no sentido de aumentar gradativamente a nossa percepção dos chakras e intensificar os aspectos energéticos, psicológicos e espirituais relacionados a cada um deles.
É certo que se você chegou aos pranayamas, já está esforçando-se para melhorar a conduta e as virtudes na vida diária.
Na nossa opinião, a importância deste pranayama é a seguinte: se você “não tiver tempo” ou dispuser de somente 5 ou 10 minutos diários para práticas espirituais, escolha esta prática e faça-a diariamente – é claro que você também praticará uma forma de meditação todos os dias. Os benefícios psicológicos e espirituais serão visíveis no decorrer das semanas.
Este pranayama foi desenvolvido a partir da prática Visualização para Abrir Chakras exposta por Barbara Ann Brennan em seu livro Mãos de luz.
Como já vimos, a prática de pranayama não necessariamente utiliza a respiração, mas sempre está ligada ao controle das correntes energéticas ou prana por nossos corpos. Assim, neste primeiro modelo de Shakti e Chakras Pranayama, seguimos exatamente o exercício proposto por Barbara, utilizando tanto a respiração como as cores para nos ajudar, através da visualização mental, a perceber o movimento energético nos nossos chakras ou centros.
Shakti e Chakras Pranayama – Forma Inicial:
🔥 Visualização para abrir os chakras, por Barbara Ann Brennan – comece com esta técnica e posteriormente experimente a variação abaixo.
🔥 Shakti e Chakras Pranayama
Com a prática, você será capaz de realizar este pranayama independentemente da visualização de cores e da sincronização com a respiração do método acima. De fato, nesta forma do exercício você procura deixar de vincular a respiração ao movimento energético. Apenas aquietando-se e colocando a percepção em determinado chakra, irá sentir um fluxo por ele. Esta segunda forma que propomos não é superior nem inferior à primeira, assim sua própria prática definirá como você realiza o pranayama mais eficientemente, de uma forma, da outra, ou com características pessoais e das duas.
- Sente-se com as costas eretas e feche os olhos.
- Acalme a mente.
- Respire calmamente e coloque a percepção no muladhara chakra, no períneo (entre o órgão genital e o ânus) ou pouco acima.
Enquanto respira, acalme a percepção de todos os outros pontos do corpo e mantenha-se somente no chakra em questão. De fato, não pense na respiração. Deixe que ela fique natural, confortável e inconsciente mais lenta. Preste atenção somente no fluxo energético. Lembrando que nesta forma de pranayama não é necessário imaginar cor alguma em nenhum chakra.
Muladhara é o chakra aonde a energia manifesta (Shakti ou Kundalini) está concentrada e a partir de onde procura a entrada e entra na nadi sushumna ou canal de energia humano, que segue a coluna vertebral física (ver Oração à Mãe Kundalini).
- Sem dar atenção à respiração, sinta a corrente energética que repousa no seu chakra básico em movimento ascendente. Aos poucos talvez você perceba essa energia já presente em seu corpo energético, mas sobretudo no começo é útil imaginar (e utilizar) a energia da Terra tocando seu chakra por baixo e subindo por sua coluna.
Neste exercício, esta fase do muladhara chakra é a mais importante e assim é a fase na qual dedicaremos mais tempo até perceber e consolidar a energia ascendente, com força para subir pelo sushumna. Assim, não impaciente-se por aqui.
❗️ Caso definitivamente não sinta nenhuma vibração ou fluxo, tente sincronizar e conectar, por alguns instantes, a corrente para o interior do chakra com cada inspiração. Caso ainda não a sinta, pratique por mais algum tempo a forma Visualização para abrir os chakras e fique tranquila, o mais comum é demorar um certo tempo até que se possa sentir os chakras assim. Continue executando os outros pranayamas e demais atividades, como posturas de yoga e alongamento, com mais consciência dos chakras e essa percepção virá naturalmente. A técnica de vibração de Samuel Sagan citada no livro Clairvision (Capítulo 3) também ajuda a desenvolver a percepção vibratória.
- Com a energia ascendente consolidada, coloque sua atenção no chakra svadhishthana ou sexual, bem próximo e pouco acima do chakra básico. Mas agora você se concentra até perceber a energia penetrando nele horizontalmente, pelas aberturas frontal e traseira dele. Repita o mesmo processo de calmaria mental e respiratória e concentre-se até sentir o fluxo energético no chakra.
Os cinco chakras ao longo e ao final da coluna vertebral (svadhishthana, manipura, anahata, vishuddha e ajna) têm seus centros dentro do canal sushumna no interior da coluna, na camada energética.
Após ativar o chakra anterior, repita o mesmo processo para todos os outros chakras.
- Coloque a atenção no chakra manipura ou umbilical até ativá-lo da mesma maneira que o anterior, ou seja, pelas aberturas frontal e dorsal.
- Proceda da mesma forma até energizar o chakra anahata ou cardíaco, no centro do peito.
Perceba simultaneamente a energia fluindo ascendentemente a partir do muladhara chakra e horizontalmente nos chakras svadhishthana, manipura e anahata. Tente sempre focar no chakra atual mas sem perder totalmente a consciência da atividade dos chakras já ativados.
- Sinta a vibração anterior e posterior na base do seu pescoço no chakra vishuddha.
- Após senti-la, proceda da mesma maneira para o ajna chakra, cerca de meio centímetro acima do ponto central entre as sobrancelhas.
Sinta a energia fluindo por todos esses seis chakras.
- Coloque a percepção no sahasrara chakra, bem no centro e no alto da cabeça. Sinta a energia cósmica pulsando e entrando por ele em movimento descendente, passando pelo mesmo caminho que a energia kundalínica ascendente, por todos os cinco chakras citados ao longo da coluna vertebral até a base. Sinta todos os chakras energizados. Sinta as duas correntes verticais simultaneamente, ou enquanto inspira sinta a energia ascendente e quando expira a descendente.
Todo o seu campo enche-se agora de uma quantidade de energia luminosa.
Barbara Ann Brennan em Mãos de luz, p. 291
- Você pode executar jnana mudrá com ambas as mãos enquanto executa este pranayama.
- Este pranayama pode ser parte de sua prática diária de Kundalini Yoga.
Considerações
Alternativamente, você pode realizar este pranayama visualizando uma luz branca iluminando cada chakra em sua respectiva etapa. Neste caso, no momento de concentração sobre cada centro, imagine seus chakras básico e coronários iluminados por uma luz branca própria ou exterior (vindas de baixo e de cima, respectivamente), e nos cinco chakras centrais, ao longo do corpo, imagine dois feixes de luzes, um dianteiro e outro traseiro.
- Sentido (horário, anti-horário ou retilíneo) de rotação dos chakras
- Aberturas dianteira e traseira dos chakras
Vimos em Localização dos chakras que eles possuem seus centros na região do interior da coluna cervical, e que sentimos suas repercussões energéticas também em seus campos, centralizados em nosso corpo, ou seja, entre as costas e a barriga e o peito.
Num estágio inicial, provavelmente você só sentirá a vibração nesses campos. Faça o processo mental normalmente na localização (em sushumna ou nos campos) que está mais sensível para você. Com o desenvolvimento de sua percepção energética, ao longo do tempo, procure sentir os 5 chakras centrais no interior da coluna e fazer esses pranayamas a partir dessas posições.
Prática avançada e alternativa
🔥 Shakti e Chakras Pranayama Vertical
Após praticar diariamente (ou quase) o pranayama acima e outras práticas de Kundalini Yoga, você perceberá e sentirá a energia pulsando em todos os seus chakras e sobretudo no muladhara chakra. Só então pratique Shakti e Chakras Pranayama Vertical.
Conheça também
Curso Yoga Shanti Vahini (Prof. Gayan)
O sofrimento que podemos superar - Pessoas plenas e felizes se constroem.
No Curso Yoga Shanti Vahini, o Prof. Gayan nos conduz a uma jornada de imersão auto consciencial que objetiva a compreensão da natureza do sofrimento, suas causas e as possibilidades de superação, criando estruturas cognitivas que permitam o despertar de estados de plenitude e felicidade. Toda a base filosófica e vivências estão sedimentadas na milenar ciência do Yoga.
Curso Online dividido em 13 módulos + 6 bônus. Conheça +
chela » Controle da Força Vital (Pranayama) » Shakti e Chakras Pranayama
2 comentários sobre “Shakti e Chakras Pranayama”
Oi gente, gosto tanto do vosso trabalho leio uma coisa ou outra é apenas maneira de falar leio mesmo é grandes ensinamentos por esta razão resolvi escrever – vos. Vocês são o máximo.
🙏❤️️ Olá, ficamos felizes que o trabalho esteja sendo proveitoso! Para se aprofundar neste yoga, recomendamos o livro Kundalini Tantra (Swami Satyananda Saraswati): https://chela.com.br/livros/tantra/kundalini-tantra-swami-satyananda-saraswati/