Jnana mudrá (chin mudrá)

Jnana mudrá, também conhecida como chin mudrá ou gyana mudrá, é a mudrá do conhecimento (jnana).

Execução

Nesta mudrá, simplesmente una a ponta do indicador com a ponta do polegar suavemente – mas com força suficiente para sentir a pulsação nelas -, mantendo os três outros dedos estendidos (não é necessário tensioná-los). Faça-os com ambas as mãos e mantenha.

Este gesto canaliza (e retém) o fluxo energético ou prana, sendo uma mudrá bastante útil para a meditação e pranayamas.

Estátua de Shiva

Há autores que dizem que esta mudrá, executada com as palmas das mãos viradas para cima chama-se chin mudrá, e com elas viradas para baixo jnana mudrá. Porém, à parte da nomenclatura, você pode orientar suas mãos para cima ou para baixo de acordo com a sua prática no momento, com o fluxo energético sentido ou com a necessidade ou não de um apoio mais firme. Shiva é representado em diversas estátuas e imagens executando jnana mudrá com as palmas viradas para cima, para baixo e ou para frente em gesto de emanação de energia.

Posição do indicador e seu efeito psicológico

Estátua de Shiva

Segundo a tradicional interpretação indiana, atribui-se um significado simbólico cada cada dedo. O mínimo representa o tamas (inércia, apatia); o anular corresponde ao rajas (atividade, ação, emoção intensa); o médio corresponde ao sattva (pureza, sabedoria, paz); o indicador representa o jivatma (a alma individual de cada pessoa) e o polegar, o paramatma [Brahman] (a Consciência Superior inerente a tudo que existe). A posição do indicador e do polegar simbolizam o principal objetivo da ioga – a unificação da alma individual com a Consciência Superior.

Hiroshi Motoyama em Teoria dos chakras, p. 91-92

Assim, a união dos dedo indicador e polegar representa (e pode ser percebida como) a Integração (Yoga) do eu com a Alma ou o Todo.

Gesto alternativo de jnana mudrá (chin mudrá)

Existe uma posição alternativa para o dedo indicador nesta mudrá, onde posiciona-se a ponta do indicador na base interna do polegar.

Isso representa a reverência do eu (indicador) à Consciência Suprema (polegar), colocando-no no caminho entre esta e sua criação manifesta (Prakriti, desencadeada através dos três gunas, representada pelos três outros dedos).

Conheça também

Curso de Formação de Terapeuta Holistico

Curso de Formação de Terapeuta Holístico

(Instituto Saber Consciente)

Formação ampla e completa em Terapia Holística com 20 terapias pelo preço de uma.

Capacitação profissional em Terapia Floral, Cromoterapia, Cristaloterapia, Reiki, Mindfulness, Auriculoterapia, Baralho Cigano e muito mais.

Formação 100% online com acesso vitalício a 980h de conteúdo e certificado profissional reconhecido pela ABRATH. Conheça aqui todos os cursos inclusos e os módulos de cada um.

chela » Mudrás (Mudrās) » Jnana mudrá (chin mudrá)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *