Jnana Yoga (Jñāna-Yoga ou Jnāna-Yoga) é o yoga do conhecimento (jnana) ou, melhor dizendo, do autoconhecimento, pois jnana não é somente o saber intelectual, mas também e principalmente aquele conhecer, experienciar, vivenciar para compreender, que é atingido, geralmente, através da combinação do conhecimento transmitido intelectualmente pelos sábios com a dedicação prática e meditativa para alcançar ou realizar o que esses antigos rishis relataram: a Consciência (Cósmica ou Una).
Assim, caminha-se em Jnana Yoga quando o buscador entra em contato com conhecimentos tal como aqueles expressos nas prasthanatrayi – as Upanishads, os Brahma Sutras e o Bhagavad Gita – e conclui-se na realização do ser (conhecer significando experienciar) apresentado nesses textos: o de que “eu sou Atman” e – se o indivíduo concordar por experiência própria com esse pensamento advaita – “Atman é Brahman“, ou seja, Eu sou o Todo.
Praticar Jnana Yoga é buscar o real e reconhecer o transitório.
Jnana pronuncia-se guíana (sem o som do u [ü]) ou íana.
“Da mesma forma como o fogo é toldado (coberto) pela fumaça, o espelho, pela poeira, e o embrião é envolvido pelo útero, assim a sabedoria é recoberta pelo desejo.”
Bhagavad Gita 3.39 – Tradução de Paramahansa Yogananda
Uma das explicações mais claras sobre a nossa natureza divina foi dada por Jesus através da parábola do filho pródigo (Lucas 15:11-32): somos os filhos do Pai Supremo perecendo de fome, e podemos voltar para a casa Dele e compartilhar de Sua abundância.
Conceitos
Primeiramente, é importante o jnana iogue conhecer intelectualmente os conceitos básicos desse yoga, para então ter as ferramentas para poder realizá-la na prática.
📚 Corpos ou camadas de ignorância
📚 Atman
📚 Brahman
📚 Jiva
📚 Prakriti
📚 Não-dualismo (Não-dualidade)
📚 O eu individual, por Ramakrishna
Um passo importante para todo yoga e sobretudo para este do autoconhecimento é a leitura, reflexão e meditação no Bhagavad Gita e nas Upanishads, sobretudo as 13 principais (Mukhya Upanishads).
Como Jnana Yoga é o caminho do conhecimento, a compreensão dos aspectos do Karma Yoga, do Bhakti Yoga e do Raja Yoga tendem a ajudar o buscador desta senda.
Práticas
A prática suprema de autoconhecimento é a meditação. É importante saber o que ela é e incorporá-la, de alguma forma, em sua rotina.
Tente alguns tipos de meditação para descobrir a que funciona melhor para você neste momento. Uma que podemos lhe recomendar é esta:
🔹 Atma-Vichara – Autoinquirição, é a técnica meditativa Quem sou eu? de Ramana Maharshi.
Textos
- Do sono profundo à iluminação, por Ramana Maharshi
- Não há nada, seja. Por Sadhu Arunachala (Major A. W. Chadwick)
Reflexões
Leitura Recomendada
Manuscritos
Bhagavad Gita – A canção do Senhor
O Bhagavad Gita é principal texto que apresenta o Jnana Yoga. Um passo importante para todo yoga e sobretudo para este do autoconhecimento é a leitura, reflexão e meditação nele.
Upanishads
As Upanishads apresentam o conhecimento transcendental mais adiantado das Religiões Hindus e por isso seu estudo, sobretudo das 13 principais (Mukhya Upanishads) listadas a seguir, é fundamental em Jnana Yoga:
- Aitareya Upanishad (Aitareyopaniṣad)
- Brihadaranyaka Upanishad (Bṛhadāraṇyakopaniṣad)
- Chandogya Upanishad (Chāndogyopaniṣad)
- Isha Upanishad (Īśopaniṣad) [Ishavasya Upanishad]
- Katha Upanishad (Kaṭhopaniṣad)
- Kaushitaki Upanishad (Kauṣītakyupaniṣad) [Kaushitaki Brahmana Upanishad]
- Kena Upanishad (Kenopaniṣad)
- Maitrayani Upanishad (Maitrāyaṇyupaniṣad)
- Mandukya Upanishad (Māṇḍukyopaniṣad)
- Mundaka Upanishad (Muṇḍakopaniṣad)
- Prashna Upanishad (Praśnopaniṣad)
- Shvetashvatara Upanishad (Śvetāśvataropaniṣad)
- Taittiriya Upanishad (Taittirīyopaniṣad)
Ashtavakra Gita – A canção de Ashtavakra
O Ashtavakra Gita é um diálogo entre mestre e discípulo que possui algumas das mais altas concepções a respeito do Ser e de sua autorrealização encontradas nas Upanishads.
Tripura Rahasya: O segredo de Tripura
Tripura Rahasya é um livro cujo valor e relevância para o estudo do yoga, do Vedanta darshana, do não-dualismo, e sobretudo de Si Mesmo foram destacados por Ramana Maharshi, que fez com que se acendesse o interesse do mundo neste tratado.
Livros em Jnana Yoga (Autoconhecimento)
- Assim Falava Ramana (Ramana Maharshi – compilação Swami Rajeswarananda) – pdf e audiolivro
- Jnana Yoga – Parte II: Sete leituras – Do Sankhya ao Vedanta (Swami Vivekananda) – pdf
- Jnana Yoga: o caminho do conhecimento (Swami Vivekananda) – pdf
- Não-dualidade
- O Caminho Secreto (Paul Brunton) – pdf
- O poder do agora: Um guia para a iluminação espiritual (Eckhart Tolle)
- Questionário e livros sobre Atma-Vichara e a Realidade (Ramana Maharshi e discípulos) – audiolivros
- Um novo mundo: O despertar de uma nova consciência (Eckhart Tolle)
- Veja também (títulos sobre Autoconhecimento em outras categorias)
📖 O Poder da Serpente (Sir John George Woodroffe [Arthur Avalon]) – pdf
O autor apresenta não só o Yoga da ascensão da Serpente (Kundalini), mas descreve e elucida inúmeros conceitos e práticas – muitos deles bastante complexos – que aprendeu com iogues e absorveu com os próprios estudos de textos antigos como as Upanishads, os Tantras, o Hatha Yoga Pradipika, o Gheranda Samhita etc.
Ver também a categoria Sabedoria.
Conheça também
Curso Yoga Shanti Vahini (Prof. Gayan)
O sofrimento que podemos superar - Pessoas plenas e felizes se constroem.
No Curso Yoga Shanti Vahini, o Prof. Gayan nos conduz a uma jornada de imersão auto consciencial que objetiva a compreensão da natureza do sofrimento, suas causas e as possibilidades de superação, criando estruturas cognitivas que permitam o despertar de estados de plenitude e felicidade. Toda a base filosófica e vivências estão sedimentadas na milenar ciência do Yoga.
Curso Online dividido em 13 módulos + 6 bônus. Conheça +
chela » Jnana Yoga – O caminho do autoconhecimento