Modificações mentais associadas aos chakras

Em determinados textos, para cada chakra são associadas determinadas vrittis ou modificações mentais (modos de consciência, propensões). Estas relacionam-se com as pétalas dos chakras, identificadas aqui por suas letras entre parênteses.

Muladhara

As vrittis do muladhara chakra são as quatro formas de êxtase (ananda) e a potencialidade e o anseio por esses estados:

  • Paramananda: Bem-aventurança transcendental suprema (parama). O mais elevado êxtase, a união cósmica. Associado a moksha (emancipação espiritual ou iluminação). (vam)
  • Sahajananda: (Saha= natural) Deleite nos prazeres naturais, inatos (herdados fisicamente, mundanos). Associado a artha (propósito, sentido, significado, riqueza, bens materiais). (sham [śaṃ])
  • Virananda: (Vira= herói) Êxtase do herói ou guerreiro ou o que surge do sentimento de satisfação ou completude de uma meta ou ação no mundo. Associado a kama (anseio, prazer nos sentidos, amor, desejos básicos humanos pela vida, por sexo, comida e sono, podendo se manifestar em desejos secundários como por nome, fama, riqueza, opulência e posição social). (sham [ṣaṃ])
  • Yogananda: (Yoga= união, junção) Êxtase da união. Desejo pelo divino, de levar à mente na direção ou a fundir-se ao Absoluto. Associado ao dharma (seguir sua “lei” cósmica, cumprir seu destino). (sam)

Svadhishthana

  • Prashraya: afeição (bam).
  • Krurata: crueldade, fúria ou impiedade (bham).
  • Sarvanasha: sentimento de aniquilação ou destruição de tudo ou medo dela (mam).
  • Murcha: estupor ou perda de consciência, que leva à ilusão ou engano (yam).
  • Avajna: desdém, desrespeito ou desprezo (ram).
  • Avishvasa: suspeita ou desconfiança (lam).

Manipura

  • Lajja: vergonha, timidez ou modéstia. (d’am)
  • Pishunata: calúnia, difamação. (d’ham)
  • Irsha: inveja, ciúmes. (n’am)
  • Sushupti: sono profundo, ignorância espiritual. (tam)
  • Vishada (Viṣāda): desânimo, tristeza, depressão de espírito (tham)
  • Kashaya: paixões ligadas à raiva, orgulho, engano e ambição (dam)
  • Trishna: ânsia (desejo) de viver, ganância por aquisições. (dham)
  • Moha: ilusão, engano, falta de consciência. (nam)
  • Ghrina: desgosto, nojo, aversão, desprezo (também pena compassiva). (pam)
  • Bhaya: medo, temor, apreensão. (pham)

As vrittis de svadhishthana e manipura são predominantemente negativas. No processo de desenvolvimento espiritual, seja através do yoga ou outra prática, ocorre a dissolução dessas vrittis (sobretudo as negativas, pois baseiam-se na ignorância) presentes nos centros de consciência (chakras). A elevação da energia cósmica Kundalini pelos centros destrói essas tendências, ou as faz dissolverem-se nela.

Anahata

  • Asha: esperança (kam)
  • Cinta: cuidados, preocupação, ansiedade. (kham)
  • Ceshta: ação, movimento, esforço. (gam)
  • Mamata: senso de propriedade, de “meu”, apego (resultando da ligação), egoísmo. (gham)
  • Dambha: arrogância ou hipocrisia. (nam)
  • Viveka: discernimento, poder discriminativo. (cam)
  • Vikalata: sensação de fraqueza, enfermidade, imperfeição. (cham)
  • Ahamkara: consciência do eu, sentido do ego. (jam)
  • Lolata: cobiça, desejo inquieto. (jham)
  • Kapatata: engano, deturpação da verdade. (ñam)
  • Vitarka: indecisão, argumentação, conjectura, discussão. (tam)
  • Anutapa: arrependimento, remorso. (tham)

No anahata chakra, percebe-se uma evolução das vrittis com relação às do manipura e do svadhishthana.

A Hamsa Upanishad cita 8 modificações (vrittis) do Hamsa encarnado, associadas a pétalas do coração, e também vincula os quatro estados da consciência à sua estada e passagem por esse chakra:

“Ele (esse Hamsa que tem buddhi como veículo) tem oito vrittis. (Das doze pétalas do lótus do coração, onde se deve conceber o Hamsa, quatro são intocáveis por ele. Só as oito restantes são levadas em conta). (Quando ele está) na pétala oeste, há a inclinação (em uma pessoa) para ações virtuosas; na pétala sudeste (de Agni), surge o sono, a preguiça, etc.; na do sul (de Yama), há a inclinação para a crueldade; na do sudoeste (de Nirriti), há a inclinação para os pecados; na do oeste (de Varuna), há a inclinação para o prazer dos sentidos; na do noroeste (de Vayu), surge o desejo de andar, e outros; na do norte (da Lua), surge o desejo de luxúria; na do nordeste (de Ishana), surge o desejo de acumular dinheiro; no meio (ou nos espaços entre as pétalas), há a indiferença aos prazeres materiais. No filamento (do lótus), surge o estado de vigília; no pericarpo, surge o svapna (estado de sonho); na bija (semente do pericarpo) surge a sushupti (estado de sono sem sonhos); ao deixar o lótus, há o turiya (quarto estado). Quando o Hamsa está absorto em Nada (som espiritual), o estado além do quarto é alcançado.”

Hamsa Upanishad, verso 8 (tradução Eleonora Meier)

Vishuddha

As vrittis neste chakra governam a fala e a expressão, portanto contêm mantras e raízes sutis das notas musicais. As nove primeiras são os mantras:

  • Om: som cósmico da criação, desejo criador cósmico e humano. (am)
  • Udgitha: outra designação do pranava Om. Canto do Sama Veda na sua forma semente. (aam)
  • Hum: mantra do fogo e da energia, desperta o fogo digestivo e a energia material (Kundalini). (im)
  • Phat: mantra da manifestação prática de algo antes teórico, ideativo. (iim)
  • Vashat ou Vaushat: exclamação usada para ofertas aos devas, como: “através do poder ou influência de”. (um)
  • Svadha: espontaneidade, determinação, vontade própria. (uum)
  • Svaha: som usado no final de mantras, algo como “Que assim seja”. (rim)
  • Namah: “em adoração à”, entrega ao Superior. (rrim)
  • Amrita: néctar dos deuses e da imortalidade. Sensação de divina doçura. (lrim)

As sete vrittis restantes relacionam-se às sete notas musicais e seus tons sutis (raízes acústicas) e a sons de animais:

  • Shadja: 1ª nota musical; som de pavão.
  • Rishabha: 2ª nota musical; som de touro ou boi.
  • Gandhara: 3ª nota musical; som de bode/cabra.
  • Madhyama: 4ª nota musical; som de veado/corça.
  • Pancama: 5ª nota musical; som de “toque de cuco”.
  • Dhaivata: 6ª nota musical; som de cavalo ou burro.
  • Nishada: 7ª nota musical; som de elefante.

Ajna

  • Shiva (Consciência Cósmica). (ham)
  • Shakti (a Criação, energia/força material). (ksham)

Soma chakra

John George Woodroffe (p. 80) cita 16 vrittis do secreto Soma Chakra: misericórdia, brandura, paciência ou compostura, desapego, constância, prosperidade, (espiritual) alegria, arrebatamento ou emoção, humildade ou senso de propriedade, meditativo, quietude ou tranquilidade, seriedade (de comportamento), magnanimidade, concentração (Kripa, Mriduta, Dhairya, Vairagya, Dhriti, Sampat, Hasya, Romancha, Vinaya, Dhyana, Susthirata, Gambhirya, Udyama, Akshobha, Audarya, Ekagrata).

Manas chakra

John George Woodroffe (p. 80) cita que nas 6 pétalas do manas chakra, acima do ajna, estão shabdajnana (conhecimento do som; ver tanmatras), sparshajnana (conhecimento do toque), rupajnana (conhecimento da forma e cor), aghranopalabdhi (conhecimento do cheiro), rasopabhoga (conhecimento do gosto ou sabor) e svapna (sonho), com seus opostos, denotando as sensações do sensórias – audição, tato, visão, olfato, tato e sensações centralmente iniciadas em sonho e alucinação.

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