Livros que amei (Osho) – pdf

Título original: Books I Have Loved (1984)
2020 – São Carlos, SP, Brasil
Tradução e revisão: Rafael Antonio Blanco, Albecy Cavalari e Lidiana Brasil

Osho, um leitor voraz, afirmou certa vez que seu livro preferido era O livro de Mirdad, de Mikhail Naimy. Mas esse “posto” é muito mais fluido. Em Livros que amei, Osho relata os livros mais significativos que o acompanharam e ajudaram de forma determinante em sua trajetória como mestre.

Um desses livros é A Carne e os Ossos do Zen, uma compilação de quatro obras sobre o zen de Paul Reps e Nyogen Senzaki. Duas delas foram objetos de seus comentários em séries de palestras que viraram livros (A busca: Os dez touros do Zen e  O livro dos segredos: 112 meditações do Vijnana Bhairava Tantra). Os relatos, contos e anedotas de mestres zen que compõem as outras duas obras estavam entre as histórias que Osho contava, comentava e utilizava com mais frequência após ter contato com elas.

chela » Mestres e mestras » Osho – “Livros que amei”

Alguns dos outros livros que ele amou são O Profeta (Kahlil Gibran), O Livro dos Sufis, Assim Falou Zaratustra (Friedrich Nietzsche), Os Irmãos Karamazov (Fiódor Dostoiévski), O livro de Mirdad (Mikhail Naimy), Fernão Capelo Gaivota (Richard Bach), Gitanjali [Oferenda lírica] (Rabindranath Tagore), As Mil Canções de Milarepa, os Diálogos de Sócrates, Rubaiyat (Omar Khayyam), Masnavi (Jalaluddin Rumi), a trilogia de Gurdjieff (Relatos de Belzebu a seu neto, Encontro com homens notáveis e A vida só é real quando “eu sou”), Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido: em Busca do Milagroso (P. D. Ouspensky), Folhas de Relva (Walt Whitman), A Luz Da Asia (Edwin Arnold) e O caminho Zen (Alan Watts).

Entre os livros antigos considerados escrituras por suas tradições (que catalogamos como manuscritos) amados por Osho estão o Tao Te Ching (Lao Tzu), o Chuang Tzu (Zhuangzi), o Lieh Tzu (Liezi), As Notas dos Discípulos de Bodidarma, O Sermão da Montanha (Jesus de Mateus caps. 5, 6 e 7), o Bhagavad Gita, os Yoga Sutras de Patanjali, a Isha Upanishad e aqueles contidos em A Carne e os Ossos do Zen.

Livros que amei (Osho)

Livros que amei é um dos três livros que Osho ditou da cadeira do dentista, juntamente com Vislumbres de uma infância dourada e Notas de um homem louco. (ver mais na Introdução do livro)

Sobre os tradutores para o português

Rafael Antonio Blanco é Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Tradutor com mais de 15 anos de experiência. Site: tresando.com

Albecy Cavalari é professor de inglês e biblioterapeuta. Em seu instagram (albecy.cavalari) divulga seus cursos de inglês, clube de leitura, oficinas e citações.

Lidiana Brasil é educadora física e professora de Yoga e Pilates (instagram lidi.brasil).

Download .pdf

Versão impressa

Versão Editora Madras (fora de catálogo)

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Outros livros de Osho

Outros títulos em Sabedoria

Pesquise aqui referências e citações de Livros que amei no site.

Conheça também

Vedaflix: a ciência milenar do Ayurveda (Dr. Danilo Maciel Carneiro e Verena Farha Carneiro)

Vedaflix: a ciência milenar do Ayurveda

(Dr. Danilo Maciel Carneiro e Verena Farha Carneiro)

O Vedaflix é uma vasta biblioteca em vídeos com muito conteúdo e práticas para melhorar sua qualidade de vida e cursos que abordam desde a base teórica da milenar medicina do Ayurveda ao uso de plantas medicinais, frutas e ervas.

Ao ingressar, você tem acesso imediato a toda plataforma, podendo cancelar sua assinatura quando quiser.

Você também pode conhecer o trabalho nesta aula gratuita ou baixando o ebook gratuito, que contém a teoria e o teste para descobrir seu dosha predominante.

chela » Livros » Sabedoria » Livros que amei (Osho) – pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *