Vitimismo

A mente de um vitimista volta-se contra si e o próprio corpo para criar situações doentias dignas de piedade, para que possa manter-se como vítima e conseguir atenção.

Problemas são inerentes à vida de cada pessoa e é claro que podem ser de maior ou menor gravidade ou impacto. O que diferencia um vitimista daquela pessoa que responde com assertividade a eles é uma certa tendência a cultivar esses problemas, ou seja, remoer aqueles que já tem e buscar, consciente ou inconscientemente, novos, de maneira que sempre possa ter algo a se queixar, talvez com objetivo de ter atenção alheia ou algum prazer ou confirmação com a própria autocomiseração.

Pode-se dizer que um dos motivos é a atribuição de uma importância exagerada ao próprio eu ou ego, cuja raiz é a identificação com a mente.

O sacerdote explora você. A profissão dele é ajudá-lo, mas, para que ele possa ajudá-lo, você precisa ser colocado numa situação em que necessite de ajuda.

Osho, em Iluminações da Alma (Passagem 93)

Links

Pesquise aqui referências a Vitimismo no site.

Conheça também

Curso de PNL: Programação Neolinguística

Curso de PNL: Programação Neolinguística

(por Tibério Z.)

O Curso de PNL: Programação Neolinguística oferece uma explanação longa e profunda da PNL, que pode ser aplicada a nível pessoal e profissional.

Este curso online conta com 90 aulas, áudios para reprogramação mental e acesso vitalício. Com Certificado ABRATH. Conheça (+)

Este curso pode ser comprado individualmente (R$ 180 em set/21) ou no pacote de 12 cursos Expansão da Consciência Espiritual e Material (R$ 385).

chela » Psicologia » Tópicos » Vitimismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *