Concentração (Dharana)

O 6º membro ou passo de todo Yoga é dharana, concentração da mente, a capacidade de direcionar a mente para um objeto e mantê-la focada nele. Dharana abre caminho para o sétimo (dhyana) e oitavo (samadhi) passos.

Os Yoga Sutras de Patanjali (3.1) afirmam que dharana é manter a mente (chitta) em algum objeto específico. Quando a mente se fixa em algum objeto, seja no corpo ou fora dele, e mantém-se nesse estado, ela atingiu dharana, ou concentração.

👀 Comece com trataka, o exercício de purificação dos olhos que é também o método mais efetivo para se desenvolver o controle e a concentração da mente.

A mente assume a forma do objeto percebido. Uma concentração mental em determinada divindade (ou aspecto divino) faz com que a mente assuma as características desta. Se essa concentração se estender por um longo período, ela passa a adquirir aspectos como a pureza e a sublimação dessa divindade.

Dominar a mente é dominar a si próprio. A alma que controla a maré crescente e sempre ativa dos pensamentos, pode vestir a farda de capitão e dar ordens a toda a Natureza. O poder de manter-se tenazmente numa linha de pensamento, aferrando-se nela como o aguilhão de um escorpião, e sem largá-la — eis o que se chama poder de concentração — a força que faz dos homens verdadeiros amos e senhores do pensamento.

Paul Brunton, em O Caminho Secreto (p. 58)

Conheça também

Aula Técnica De Meditação Koan

Aula teórica e prática sobre a técnica de meditação Koan

(Por Otávio Leal - Dhyan Prem)

Acesse a Aula gratuita sobre a técnica de meditação Koan.

Descubra o que é, pra que serve e como fazer.

100% e gratuita. Saiba mais aqui.

chela » Concentração (Dharana)

2 comentários sobre “Concentração (Dharana)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *