Perguntas recebidas no site
Porque se diz que os koshas são ilusórios ou irreais?
Não existe um absoluto consenso (mesmo dentro das Religiões Hindus ortodoxas) sobre a natureza de maya e Prakriti, que manifesta este e outros mundos ou planos.
De maneira que o site chela segue a linha que a experiência prática meditativa de seus divulgadores e mestres permitiu a eles difundirem.
Não por dogmatismo, mas essa linha coincide muito ponto com o ponto de vista do Vedanta não-dualista, que se baseia sobretudo na interpretação desta escola das Upanishads, dos Brahma Sutras e do Bhagavad Gita. Segundo ele, os koshas são produtos de maya, considerados upadhis ou veículos de manifestação de algo que ao mesmo tempo encobre sua verdadeira natureza.
Também segundo esses manuscritos e a experiência meditativa desses mestres, a Existência (brahman) é sat (existência), chit (consciência) e ananda (êxtase ou deleite). O fato de existir, ter consciência e alcançar um êxtase pode ser compreendido aproximadamente por nossa experiência mundana. Focando numa parte desse tríplice aspecto, chit, compreendeu-se (ou melhor, experienciou-se) que Brahman manifestado como universo(s), ou seja, Prakriti, é Consciência. Yogananda chama esse universo de um “sonho de Deus”. Esse “sonho criador” ou jogo divino (lila) da Existência é chamado maya.
“Somos” pedaços da consciência desse Ser (o grande mistério) em seu sonho cósmico, e nossas camadas ou koshas ao mesmo tempo velam nosso conhecimento de nossa verdadeira natureza como esse próprio Ser (ou um pedaço dele) e permitem que exerçamos nosso papel no jogo cósmico. Nossa natureza real é essa Existência (Atman-Super Alma ou Brahman). Nosso “sonho” são essas manifestações astrais e físicas, inclusive esses corpos. Os corpos físico, energético, mental sensório, intelectual, o ego e o corpo causal não possuem (segundo essa linha) uma existência real, são ilusórios, mutáveis (alguns mais efêmeros que outros), projeções dessa Existência Cósmica que compõem o drama da vida. É por isso que seres autorrealizados como Ramana Maharshi chegaram a afirmar que não existe diferença qualitativa entre a vida e o sonho, apenas de duração.
Esperamos ter elucidado um pouco nosso ponto de vista, lembrando que não é um assunto para realização puramente intelectual, mas através do estudo e da busca espiritual, como com o yoga, é possível encontrar suas próprias respostas até para temas complexos da experiência humana, como este.
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