Apologia de Sócrates (Platão) – pdf

Estátua de Sócrates na Academia de Atenas
Estátua de Sócrates na Academia de Atenas © CC C messier

Domínio público

Sócrates nada escreveu em vida. Após sua morte, Platão, um de seus discípulos, transcreveu diversos diálogos e exposições do mestre. Este é um deles, o discurso de defesa de Sócrates da acusação de corromper os jovens com seus ensinamentos, em julgamento que lhe condenaria à morte.

Discurso sobre a morte

Uma das reflexões mais célebres de Sócrates é acerca da morte e encontra-se na parte XIX desta obra:

Porque morrer é uma ou outra destas duas coisas: ou o morto não tem absolutamente nenhuma existência, nenhuma consciência do que quer que seja, ou, como se diz, a morte é precisamente uma mudança de existência e, para a alma, uma migração deste lugar para um outro. Se, de fato, não há sensação alguma, mas é como um sono, a morte seria um maravilhoso presente. Creio que, se alguém escolhesse a noite na qual tivesse dormido sem ter nenhum sonho, e comparasse essa noite às outras noites e dias de sua vida e tivesse de dizer quantos dias e noites na sua vida havia vivido melhor, e mais docemente do que naquela noite, creio que não somente qualquer indivíduo, mas até um grande rei acharia fácil escolher a esse respeito, lamentando todos os outros dias e noites. Assim, se a morte é isso, eu por mim a considero um presente, porquanto, desse modo, todo o tempo se resume a uma única noite.

Se, ao contrário, a morte é como uma passagem deste para outro lugar, e, se é verdade o que se diz que lá se encontram todos os mortos, qual o bem que poderia existir, ó juízes, maior do que este?

Download PDF

Audiolivro

Universidade Falada:

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Pesquise aqui referências e citações de Apologia de Sócrates no site.

chela » Livros » Filosofia » Platão » Apologia de Sócrates (Platão) – pdf