Suma Teológica (Tomás de Aquino) [ou Tratado sobre o pecado] – Terceira parte – Conclusão e livro (pdf)

Veja na primeira parte o início deste texto. | Veja na segunda parte: Continuação da resenha crítica

Conclusão

Na “escritura”, a palavra de Deus é muitas vezes confinada a Paulo, como na argumentação na p. 269(1) (“Pois, diz o Apóstolo…”) e na solução (p. 270.2-4). Como dissemos, a ideia de Deus se reduz à de um judeu-cristão do séc. I. E por isso boa parte da humanidade está “parada” em conceitos de mais de dois mil anos atrás.

Assim como Paulo, Tomás perde o ponto.

O que ele e os religiosos que apoiam algumas dessas ideias estão dizendo é absurdo. E só com Deus por trás esse absurdo se justifica. Mas esse Deus pessoal inventado, que tem um povo eleito e um plano de salvação delimitado, está contra a natureza, contra o real, contra Deus.

Tomás de Aquino é um extremo. Mas observe até que ponto muitas das críticas feitas aqui se enquadram, sem prejuízo, a situações de nossas religiões.

É por falta de centramento que damos brechas a essas interpretações. Medite, aprofunde-se em si, no seu interior, e verá por si mesmo que todas essas teorias teológicas não passam de maquinações artificiais que estão somente na superfície, na mente, do lado de fora. São todas ilusórias, oníricas – e você pode estar se identificando com esse sonho. Se você não se conhecer, poderá acreditar e se perturbar com essas e outras flutuações externas. Se se identificar completamente com elas, estará longe de seu centro, estará perdendo a si mesmo, que é o único que você realmente pode ser, que é o único que indubitavelmente é real.

O reino dos céus está dentro de ti. Você possui um tesouro imenso dentro de ti, você é esse tesouro. E está saindo de seu ser, de seu centro para escutar ensinamentos que te distanciam de ti. Deus, a existência total está disponível para você, você não precisa cortar seu sexo, seu amor para experimentá-la, muito pelo contrário, se você o fizer perderá algumas das partes mais belas dela.

A não ser que você seja masoquista o suficiente, muita coisa do que este livro traz é simplesmente uma longa, longuíssima perda de tempo, de vida.

Pdf para download

Opções para compra

Confira na Primeira parte da resenha crítica da Suma Teológica:

Segunda parte

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Pesquise aqui referências e citações de Suma Teológica no site.

Conheça também

Fundamentalismo Religioso Cristão: Olhares Transdisciplinares

Fundamentalismo Religioso Cristão: Olhares Transdisciplinares

André Chevitarese, Juliana Cavalcanti, Sérgio Dusilek e Tayná de Maria (orgs.)

Este livro apresenta artigos multidisciplinares e complementares - sob as perspectivas da História, da Teologia e do Direito - a respeito do fundamentalismo religioso cristão, a partir de suas origens históricas até os desdobramentos e implicações políticos, sociais e científicos do movimento, no Brasil e no mundo.

O tema não poderia ser mais atual e necessário.

Adquira o livro na Amazon BR e apoie este site.

chela » Outros livros » Cristianismo » Suma Teológica (Tomás de Aquino) [ou Tratado sobre o pecado] – resenha crítica » Suma Teológica (Tomás de Aquino) [ou Tratado sobre o pecado] – Terceira parte – Conclusão e livro (pdf)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *