Suma Teológica (Tomás de Aquino) [ou Tratado sobre o pecado] – Terceira parte – Conclusão e livro (pdf)

Veja na primeira parte o início deste texto. | Veja na segunda parte: Continuação da resenha crítica

Conclusão

Na “escritura”, a palavra de Deus é muitas vezes confinada a Paulo, como na argumentação na p. 269(1) (“Pois, diz o Apóstolo…”) e na solução (p. 270.2-4). Como dissemos, a ideia de Deus se reduz à de um judeu-cristão do séc. I. E por isso boa parte da humanidade está “parada” em conceitos de mais de dois mil anos atrás.

Assim como Paulo, Tomás perde o ponto.

O que ele e os religiosos que apoiam algumas dessas ideias estão dizendo é absurdo. E só com Deus por trás esse absurdo se justifica. Mas esse Deus pessoal inventado, que tem um povo eleito e um plano de salvação delimitado, está contra a natureza, contra o real, contra Deus.

Tomás de Aquino é um extremo. Mas observe até que ponto muitas das críticas feitas aqui se enquadram, sem prejuízo, a situações de nossas religiões.

É por falta de centramento que damos brechas a essas interpretações. Medite, aprofunde-se em si, no seu interior, e verá por si mesmo que todas essas teorias teológicas não passam de maquinações artificiais que estão somente na superfície, na mente, do lado de fora. São todas ilusórias, oníricas – e você pode estar se identificando com esse sonho. Se você não se conhecer, poderá acreditar e se perturbar com essas e outras flutuações externas. Se se identificar completamente com elas, estará longe de seu centro, estará perdendo a si mesmo, que é o único que você realmente pode ser, que é o único que indubitavelmente é real.

O reino dos céus está dentro de ti. Você possui um tesouro imenso dentro de ti, você é esse tesouro. E está saindo de seu ser, de seu centro para escutar ensinamentos que te distanciam de ti. Deus, a existência total está disponível para você, você não precisa cortar seu sexo, seu amor para experimentá-la, muito pelo contrário, se você o fizer perderá algumas das partes mais belas dela.

A não ser que você seja masoquista o suficiente, muita coisa do que este livro traz é simplesmente uma longa, longuíssima perda de tempo, de vida.

Pdf para download

Opções para compra

Confira na Primeira parte da resenha crítica da Suma Teológica:

Segunda parte

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Pesquise aqui referências e citações de Suma Teológica no site.

Conheça também

Jesus Fora do Novo Testamento (Robert E. Van Voorst)

Jesus Fora do Novo Testamento (Robert E. Van Voorst)

Uma Introdução às Evidências Primitivas

Jesus realmente existiu? Neste livro, Robert Van Voorst apresenta e analisa criticamente as evidências antigas fora do Novo Testamento: os escritos romanos, judeus, anteriores e posteriores ao NT, que mencionam Jesus. Este fascinante estudo dos registros primitivos cristãos e não-cristãos inclui traduções recentes de todos os textos relevantes.

O autor mostra como e em que medida esses escritos antigos podem ser usados para ajudar a reconstruir o Jesus histórico.

Adquira o livro na Amazon BR e apoie este site.

chela » Outros livros » Cristianismo » Suma Teológica (Tomás de Aquino) [ou Tratado sobre o pecado] – resenha crítica » Suma Teológica (Tomás de Aquino) [ou Tratado sobre o pecado] – Terceira parte – Conclusão e livro (pdf)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *