Originalmente na Netflix, The Last Shaman passou pelo catálogo do Google TV (aonde em ago/2024 encontra-se indisponível) mas lá não possuía áudio nem legendas em português!
No site oficial do filme, é oferecido o aluguel via Vimeo, mas também sem informações a respeito de áudio ou legendas traduzidas, o que nos leva a crer que também não estão disponíveis. 🤡🤡 [Pra que comprar os direitos de exibição em uma localidade sem oferecer legendas na sua língua ou informação prévia a respeito delas?]
Filme documental – Ano: 2016 – 80 minutos
Direção: Raz Degan
James Freeman sofre de depressão e, não encontrando melhora nos tratamentos psiquiátricos e psicológicos convencionais que experimenta, dá-se dez meses para encontrar a saída para o sofrimento existencial que sente.
‘Eu ajudei a abrir a empresa de um cientista da Universidade de Rockfeller que ganhou um Nobel e que é provavelmente o melhor neurobiólogo do país [Estados Unidos]. Eu estava em uma reunião de diretores, provavelmente em uma das piores fases de James, e o ganhador do Nobel de neurociência que abriu a empresa comigo, disse: “Maison, entenda, psiquiatras não entendem como se dá o funcionamento do cérebro.” Certo? E, ele disse: “As nossas armas, ferramentas, terapias, elas são tão primitivas, porque fundamentalmente nos falta o entendimento do funcionamento do cérebro.” Quando essas drogas apareceram, elas deram à psiquiatria a impressão que ela tinha drogas boas como as outras especialidades. Então eles a prescreviam. Quantas pessoas tomam antidepressivos por um ano e não consegue parar? E isso é alimentado por tempo, dinheiro e a indústria farmacêutica. Não há dúvidas de que é assim.’
Prof. Dr. Mason Wright Freeman, médico endocrinologista, pai de James (em The Last Shaman, 27min45s)
Após ler um artigo da National Geographic a respeito dos efeitos antidepressivos da Ayahuasca, James parte para a amazônia peruana em busca dos mestres dessa medicina da floresta.
“Eu fiz o que a sociedade me disse para fazer, o que meus pais me disseram. E aos 21, 22 anos… Eu estava morto.”
James Freeman (em The Last Shaman, 05min45s)
‘Ao meu ver, a medicação representa um controle de sintomas. Era meio que… “volte a dormir, James, e volte para o jogo.”‘
James Freeman (em The Last Shaman, 27min)
“Eu nunca tive amor próprio. Eu não conhecia a fonte do amor. Eu não sabia como encontrar aquela completude. Aquela realização, aquela plenitude, aquela sensação de bem-estar de amor interno. As respostas que a sociedade me oferecia era que isso viria de uma mulher. Ou de você ser rico, de ser alguém famoso, querido pelas pessoas e de ser popular. Eu não acho que isso seja verdade.”
James Freeman (em The Last Shaman, 35min)
“Eu acho que o xamã é alguém que olha o mundo e não vê matéria desprovida de espírito. Ele vê vida em tudo, ele vê uma inteligência tecer o seu caminho pelo nosso corpo. Pelas pedras, árvores, pelo céu, pelo cosmos inteiro. E é uma inteligência que vai muito além de qualquer coisas que o homem seja capaz de entender ou compreender.”
James Freeman (em The Last Shaman, 1h13min50s)
“Eu encontrei um lugar de paz dentro de mim. Acho que desde que eu aprenda a viver nesse centro de paz, eu acredito que todo o resto vai voltar.”
James Freeman (em The Last Shaman, 1h14min45s)
Conheça também
Curso Shaman Self Healing (Otávio Leal [Dhyan Prem]) – online
Aprenda a Cirurgia Espiritual Fortíssima do Kahuna
Formação séria, prática, didática e 100% online (EAD) que expandirá sua consciência e você poderá utilizar as práticas tribais em sua vida. Com certificado.
Curso Online com + de 50 aulas e 24 horas de filmagem, além de Lives, grupos e Materiais Extras (bônus). Conheça aqui o Curso!
chela » Xamanismo – O caminho do xamã » Filmes » The Last Shaman [O Último Xamã] (Raz Degan)