Os índios que vivem [no noroeste da Amazônia] às margens do Rio Uaupés e seus afluentes – Tiquié, Papuri, Querari e outros menores – integram atualmente 17 etnias, [dentre elas a Barasana,] muitas das quais vivem também na Colômbia, na mesma bacia fluvial e na bacia do Rio Apapóris (tributário do Japurá), cujo principal afluente é o Rio Pira-Paraná. Esses grupos indígenas falam línguas da família Tukano Oriental (apenas os Tariana têm origem Aruak) e participam de uma ampla rede de trocas, que incluem casamentos, rituais e comércio, compondo um conjunto sócio-cultural definido, comumente chamado de “sistema social do Uaupés/Pira-Paraná”. Este, por sua vez, faz parte de uma área cultural mais ampla, abarcando populações de língua Aruak e Maku.
Povos Indígenas no Brasil – Barasana
Conheça também
Curso Terapia Xamânica (Ramy Shanaytá) – online
Seja um INICIADO nos secretos e seletos conhecimentos Xamânicos dos Curadores Ancestrais e aprenda terapias Xamânicas desenvolvendo processos de equilíbrio físico, emocional e espiritual de forma totalmente natural através dos ensinamentos da ciência das leis da natureza.
Curso com Certificado reconhecido.
O Curso Terapia Xamânica online conta com 102 aulas divididas em 22 módulos, sendo 90 vídeoaulas com mais de 100h totais, além de tabelas e apostilas para baixar. Ver (+)
chela » Ameríndios » Barasana