Kaxinawá (autodenominam-se Huni Kuin)

Os Kaxinawá pertencem à família etnolinguística Pano que habita a floresta tropical no leste peruano, do pé dos Andes até a fronteira com o Brasil, no estado do Acre e sul do Amazonas, que abarca respectivamente a área do Alto Juruá e Purus e o Vale do Javari.

Povos Indígenas no Brasil – Huni Kuin (Kaxinawá) / link 2

Sua população foi contabilizada pelo IBGE em 2010 em 7.567 pessoas. (eram por volta de 7.000 em 2007, e 4.600 em 1996)

Os nativos Kaxinawá têm o conceito de Yuxin, Espírito, que é a força vital que permeia e dá vida a todo fenômeno vivo em qualquer parte do mundo e, assim como diversas outras culturas, concebem o yuxin, o yoshi dos Yaminawá, que seria o espírito (com e minúsculo) individual de cada ser nessa criação.

Como na música de Caetano, para os povos ameríndios os pássaros e as fontes de água límpida possuem espíritos, bem como a montanha, o sol, uma planta, etc., e a relação com esses seres é pautada assim no respeito que se deve a outro ser, que leva à integração do homem ao mundo natural. É exatamente a mesma visão dos antigos hindus.

Conheça também

Curso Terapia Xamânica (Ramy Shanaytá)

Curso Terapia Xamânica (Ramy Shanaytá) – online

Seja um INICIADO nos secretos e seletos conhecimentos Xamânicos dos Curadores Ancestrais e aprenda terapias Xamânicas desenvolvendo processos de equilíbrio físico, emocional e espiritual de forma totalmente natural através dos ensinamentos da ciência das leis da natureza.

Curso com Certificado reconhecido.

O Curso Terapia Xamânica online conta com 102 aulas divididas em 22 módulos, sendo 90 vídeoaulas com mais de 100h totais, além de tabelas e apostilas para baixar. Ver (+)

chela » Ameríndios » Kaxinawá (autodenominam-se Huni Kuin)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *