Fixar a atenção em um objeto sem piscar ou divagar é trataka.
Trataka é um exercício de purificação física (niyama soucha) e também de desenvolvimento da concentração e foco mental. É um método efetivo de controle da mente.
Você pode fazer trataka com qualquer objeto como por exemplo: uma vela, um ponto preto, a pupila de seu próprio olho no espelho, uma foto ou quadro ou um item deles, a pranava ॐ (Om), uma planta, a imagem de seu guru, uma parede vazia, algo na paisagem, uma estrela e o céu, especialmente à noite. Não se deve fazer trataka olhando para o sol ou para a lua, pois olhar diretamente ou quase diretamente para eles danifica a vista.
Trataka pode ser feito em pé, deitado ou sentado com as costas eretas. Essa última posição é a mais recomendável em muitos casos, mas não todos.
Trataka exterior
Adapte este modelo a qualquer objeto que você deseje fazer. Aqui, o importante é que os olhos e a mente estejam fixos em um único ponto.
Trataka com a chama de uma vela
- Em um recinto escuro, sente-se com a coluna ereta.
- Posicione uma vela acesa de maneira que sua chama fique na altura dos olhos, a uma distância de 40 a 60cm.
- Fite a chama da vela (e não a vela inteira) atentamente. Procure não desviar o olhar nem a mente da chama. Tente não piscar; deixe que os olhos lacrimejem.
- Coloque sua mente, não somente os olhos, na chama da vela. Neste momento, só a chama da vela existe no universo.
Quando os olhos se tornam demasiadamente cansados feche-os um pouco mantendo na mente a imagem do objeto contemplado e continuando a concentrar-se nele. Após os olhos descansarem, reabra os olhos e continue a concentração.
- Mantenha a atenção voltada somente para a chama da vela. Agora, você pode até mesmo perder a consciência do próprio corpo.
Procure não se mover durante toda a prática.
Considerações
- Pratique de 15 a 20 minutos. Você pode começar com um tempo menor e aumentá-lo à medida que os olhos desenvolvem a capacidade de se manter abertos por mais tempo. (Se seus olhos mostrarem-se supersensíveis nesta prática, realize-a focando no trataka interior explicado abaixo.)
- Após o início da prática, evite se mexer.
- Não deixe a mente vaguear.
- Se a mente se preocupar com o tempo que falta para o término, coloque um despertador e não pense em outra coisa além da chama da vela.
- Não há riscos na prática moderada de trataka.
- Faça trataka exterior com regularidade por um mês. Em seguida, conforme seu nível de concentração mental, continue desenvolvendo-o com essa prática ou com trataka interior, dharana e meditação.
Objetivo de trataka exterior para o sadhana
Esta prática exercita o unidirecionamento da mente, ou seja, coloca-a e mantém-na em um único ponto (ou assunto, reflexão, etc.). Essa qualidade terá grande valor nas práticas de concentração e meditação.
Alguns dos alunos que afirmam pertencer ao Jnana Yoga, negligenciam esses exercícios importantes, uma vez que são descritos nas porções do Hatha Yoga. Sri Ramana Maharshi, o famoso jnani de Tiruvannamalai, fazia este exercício. Você poderia ter visto isso claramente se tivesse estado em seu ashram para o darshan. Enquanto estava sentado em seu sofá em seu quarto, ele costumava olhar para as paredes. Quando se sentava na varanda em uma poltrona, ele olhava fixamente para as colinas distantes ou para o céu. Isso o capacitava a manter um estado de espírito equilibrado. Nada poderia distrair sua mente. Ele sempre foi muito calmo e impassível. Ele não se distraía de forma alguma com ninguém, embora seus bhaktas pudessem estar falando e cantando ao seu lado.
Swami Sivananda, em Kundalini Yoga, p. 41 (port. p. 56-57)
Trataka interior
Ao exercitar trataka exterior, sua habilidade para contemplar objetos interiores se desenvolverá.
Você pode praticar trataka interior com um chakra, podendo focar em sua localização e em algum aspecto dele, como sua divindade, a letra do bija (ou das pétalas), sua mandala (figura) ou seu elemento. Também pode fazê-lo com um deus pessoal, com o sol, com o espaço entre as sobrancelhas, com Atman, com Brahman e com toda sorte de coisas, mais ou menos subjetivas.
O processo é o mesmo do trataka exterior, fixe a mente nesse único item escolhido.
Trataka interior é geralmente praticado de olhos fechados, mas pode também ser realizado com eles abertos. Nesse caso, não se presta atenção na imagem que os olhos estão lhe trazendo, mas sim no objeto de contemplação interno.
Quando você olha fixamente para uma foto, isso é trataka. Quando você fecha os olhos e visualiza mentalmente a imagem, isso é Saguna Dhyana (meditação com forma [guna]). Quando você associa os atributos de Deus, como onipresença, onipotência, onisciência, pureza, perfeição etc., o nome e a forma do objeto de trataka desaparecem automaticamente e você entra no Nirguna Dhyana (meditação abstrata, sem forma).
Swami Sivananda, em Kundalini Yoga, p. 42 (port. 57)
Conheça também
Assinatura anual com 53 cursos da Namu
Acesso ilimitado por 1 ano a 53 cursos da Namu
São 17 cursos de Yoga (Hatha Yoga, Kundalini Yoga, Iyengar Yoga, Ashtanga Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Yoga para gestantes, Yoga para todas as idades, Superioga e +), 3 de Saúde Mental - incluindo o de Meditação Mindfulness -, 4 cursos de Pilates, 4 cursos de Fitness, 20 cursos de Alimentação e 5 cursos de Cuidados Pessoais.
Além de todos esses cursos, ministrados por professores altamente capacitados, você também terá acesso ao super APP NAMU e à teleorientação mensal.
100% online e acessível via aplicativo ou navegador. Conheça +
chela » Concentração (Dharana) » Trataka (Trāṭaka)