Título original: The Bible unearthed: ancient Israel and the origin of its sacred texts (2001)
2018 – Edição padrão*
Editora Vozes
*Lançado anteriormente no Brasil em 2003 pela editora A Girafa com o nome A Bíblia não tinha razão.

Neste livro, recomendado pelo Dr. Osvaldo Luiz Ribeiro – que o chamou “o trabalho do milênio” -, Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman apresentam um estudo penetrante das origens de Israel e de seus textos sagrados, que viriam a compor o Tanaque – Bíblia Hebraica e Antigo Testamento cristão.
Através de estudos de achados arqueológicos modernos e da comparação dos textos sagrados hebraicos com outros textos antigos, eles traçaram um panorama geral da formação de Israel e de suas escrituras, que em diversos pontos cruciais difere bastante da tradição.
Um dos pontos mais importantes do estudo é a apresentação de um momento-chave na consolidação das escrituras hebraicas situado nos tempos do reinado de Josias, na segunda metade do séc. VII AEC, em que são redigidos ou tomam forma diversos textos sagrados, escritos retroativamente com elementos míticos e históricos, no que passou a ser chamado “a história deuteronomista”, pela “estreita ligação em termos linguísticos e teológicos” com o Deuteronômio da “narrativa histórica conexa dos livros que seguem ao Pentateuco – Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis”. Exemplos desse período relatados no livro são citados na sessão O Antigo Testamento da página A Bíblia não é a palavra de Deus.
Libertando-se das crenças
Ao passo que o estudo dos Evangelhos e do Cristianismo ajuda a desmitificar muitos aspectos que o Cristianismo criou em torno da figura de Jesus, esta obra atua de forma análoga focada no Antigo Testamento, propondo-se a ser uma ferramenta importante para nos desfazermos de crenças limitantes a respeito de Deus e dos pontos de vista pessoais e partidários que ainda hoje, 2700 anos depois, se atribuem a ele.
Adquira o livro e apoie este site
Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.
Outros títulos em Estudo da história de Israel e da formação da Bíblia Hebraica (Tanaque ou Antigo Testamento cristão)
Pesquise aqui referências e citações de A Bíblia desenterrada no site.
Conheça também

A semente de mostarda (Osho)
A semente de mostarda é uma coleção de 21 discursos proferidos em 21 dias seguidos por Osho em Poona (Índia) em 1974 sobre ensinamentos de Jesus presentes no Evangelho de Tomé, que teve seu mais completo manuscrito descoberto em escavações em dezembro de 1945, próximo a Nag Hammadi, no Egito.
Osho lança luz para além da interpretação teológica convencional sobre as palavras de Jesus presentes neste documento, que permaneceu totalmente marginalizado pela Igreja, não obstante possua muitas passagens em comum com os evangelhos canônicos, como a própria parábola da semente de mostarda
Adquira o livro na Amazon BR e apoie este site.
chela » Livros » O caminho de Jesus » Estudo da história de Israel e da formação da Bíblia Hebraica (Tanaque ou Antigo Testamento cristão) » A Bíblia desenterrada: A nova visão arqueológica do antigo Israel e das origens dos seus textos sagrados (Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman)