
Conhecemos por Osho a esta pessoa que deu expressão ou palavras à autorrealização – ou, no mínimo, a vislumbres dela -, da qual ele foi um dos melhores intérpretes e guias para se obtê-la.
Muito do seu trabalho foi reler e interpretar os principais ensinamentos de antigas tradições ou caminhos espirituais.
Professor de filosofia no início da vida adulta, Osho (1931-1990) sempre leu muito e em seus ensinamentos ecoam ideias de grandes sábios, mestres espirituais, pensadores, filósofos e psicólogos.
Para muitos buscadores de si mesmos, Osho foi um dos “gigantes espirituais”. O espírito da mensagem de Osho é a busca pelo sagrado, pela busca interior, pelo meditativo, reflexivo, em detrimento do automático ou estabelecido, oficial, do âmbito civil ao religioso.
Acho que sua contribuição para a expansão da consciência humana não tem paralelo na história da humanidade. Houve outros mestres, mas ninguém foi tão eficaz em alcançar tantas pessoas durante sua vida como Osho. Além disso, sua insistência no riso, no desfrute da vida e no humor como qualidades religiosas o torna único no mundo dos místicos. Por fim, ele ajudou a liberar, sexualmente e do condicionamento social, grandes quantidades de buscadores espirituais que, de outra forma, acabariam nas fileiras de algum guru ascético e repressivo, contribuindo assim com mais repressão e autotortura para este mundo.
Anthony Thompson em Resposta às críticas de Christopher Calder a Osho
Significado de “osho”
A palavra osho é japonesa (oshō) e significa um mestre ou sábio professor, usada em tradições zen e budistas. Há fontes que apontam sua derivação etimológica da palavra chinesa hé shang (和尚), de mesmo significado, que seria derivada do sânscrito acharya ou upadhyaya – preceptor ou guia.
Outro significado surgiu após a passagem de Osho, de que esta palavra corresponderia a ocean (oceano, em inglês, que lê-se ôuchan) ou oceanic, usadas pelo psicólogo William James para descrever a “experiência oceânica” de dissolução. Embora Osho tenha citado o psicólogo, ele não faz uma correlação entre os termos. (Osho News – original)
O fenômeno osho aconteceu devido ao autoconhecimento de um ser humano que tinha por nome Rajneesh Chandra Mohan Jain. Como Osho, ele não fala mais a partir do ego, como Rajneesh, mas a partir de seu ser, para o ser do ouvinte ou leitor. Assim, se as palavras de Osho parecerem vindas de sua própria alma, é porque é de lá mesmo que elas muitas vezes vêm.
Um pouco do pensamento de Osho
Uma palavra que expressa bem o pensamento de Osho é liberdade. Ninguém pode ser verdadeiramente espiritual se não for livre para fazer essa escolha.
Sobre o próprio trabalho, Osho explicou que ajudava a criar as condições para o nascimento de um novo tipo de ser humano, caracterizado muitas vezes como “Zorba, o Buda”, capaz de desfrutar dos prazeres da terra como Zorba, o Grego, e de aproveitar a silenciosa serenidade de Sidarta Gautama.
Editora Alaúde, em Vivendo Perigosamente: A aventura de ser quem você é (Osho)
Uma quebra de paradigma no discurso de Osho também é a não-necessidade de um Deus para ser o melhor ser humano que puder, ou seja, ser por amor ou consciência e não por temor; entrar em pormenores aqui sobre como um dos grandes espiritualistas dos últimos tempos defende a não dependência de Deus é leviano, sem um entendimento maior, por exemplo, do Samkhya, uma visão religiosa indiana na qual a existência de Deus ou ser supremo não é afirmada diretamente, nem considerada relevante por seus videntes – e mesmo Osho não era declaradamente de nenhuma secção religiosa ou filosófica.
Então, para quem não conhece realmente Osho, o mais recomendável é ler um livro para entender seu simples mas altos ensinamentos, além de suas considerações e ensinos sobre diversas tradições indianas e mundiais, como o Tantra, as Upanishads, o Zen, o Tao, Jesus, Buda etc.
Seus discursos – gravados, coletados e compilados em livros – quebram paradigmas e ampliam o panorama pessoal sobre diversos temas da existência humana. Suas “doutrinas” podem ou não ser da simpatia do leitor, mas suas obras geralmente são fontes de inspiração e ampliação de horizontes.
“Livros que amei”
Osho, um leitor voraz, afirmou certa vez que seu livro preferido era O livro de Mirdad, de Mikhail Naimy. Mas esse “posto” é muito mais fluido. Em Livros que amei, Osho relata os livros mais significativos que o acompanharam e ajudaram de forma determinante em sua trajetória como mestre.
Um desses livros é A Carne e os Ossos do Zen, uma compilação de quatro obras sobre o zen de Paul Reps e Nyogen Senzaki. Duas delas foram objetos de seus comentários em séries de palestras que viraram livros (A busca: Os dez touros do Zen e O livro dos segredos: 112 meditações do Vijnana Bhairava Tantra). Os relatos, contos e anedotas de mestres zen que compõem as outras duas obras estavam entre as histórias que Osho contava, comentava e utilizava com mais frequência após ter contato com elas.
Saiba mais sobre Osho
- “O Tao de Osho”: os caminhos do Rajneesh.
- O lado B de Osho: críticas a Osho e entornos ao documentário Wild Wild Country.
Curiosidade
- Osho não teve filhos: a família de Osho.
Livros
Neste site
- O caminho de Jesus » Libertando-se das crenças » A arte de morrer (Osho) - pdf
- Zen » A busca: Os dez touros do Zen (Osho) - pdf
- O caminho de Jesus » Compreendendo Jesus » A semente de mostarda (Osho)
- Autoconhecimento » Alegria: A felicidade que vem de dentro (Osho)
- Sabedoria » Iluminações da alma: Meditações e aforismos para o bem viver (Osho)
- Sabedoria » Livros que amei (Osho) - pdf
- Tantra » O livro dos segredos: 112 meditações do Vijnana Bhairava Tantra (Osho) - pdf
- Meditação » O livro Orange: Meditações de Osho (Osho)
- Tarot (Tarô) » O tarô zen de Osho: Livro e baralho com 79 cartas (Osho)
- Vedanta » Os Upanishads: A Essência De Seus Ensinamentos (Osho)
- Zen » Sublime Vazio (Osho)
- Tantra » Tantra: O caminho da aceitação (Osho)
- Tao » Tao: O Caminho sem caminho (Osho) - 2 Volumes - pdf
- Tao » Tao: Sua História e Seus Ensinamentos (Osho)
- Biografias e memórias » Vislumbres de uma infância dourada (Osho) - pdf
- Autoconhecimento » Vivendo perigosamente: A aventura de ser quem você é (Osho)
À venda
Audiolivros de Osho
Se você prefere ouvir os livros, você consegue encontrar alguns títulos dele na Internet, em português e espanhol. Três plataformas de audiolivros também têm diversas obras de Osho inclusos nos seus planos de assinatura mensais:
- Ubook (Playstore / AppStore): a plataforma que mais possui audiolivros de Osho em português para escuta em seu plano mensal: 15 títulos (em dez/23)
- Tocalivros (Google Play / App Store): 6 audiolivros de Osho.
- Amazon Audible: 3 audiolivros de Osho em português inclusos na assinatura mensal + 4 em espanhol.
- Skeelo: apesar da assinatura mensal possuir alguns títulos de Osho, a plataforma não possui nenhum audiolivro seu disponível. (em jan/24)
Biblioteca em inglês
Disponível em Osho.com » Reading » Library & OSHOTimes » Osho English Online Library
Meditações de Osho
O portal Osho.com possui diversas meditações em português na seção/menu Meditações.
- O livro Orange possui meditações, processos meditativos e contemplações para o dia-a-dia.
O Tao de Osho: veja mais sobre alguns ensinamentos do Mestre Osho.
Pesquise aqui referências a Osho no site.
Conheça também
Curso Yoga Shanti Vahini (Prof. Gayan)
O sofrimento que podemos superar - Pessoas plenas e felizes se constroem.
No Curso Yoga Shanti Vahini, o Prof. Gayan nos conduz a uma jornada de imersão auto consciencial que objetiva a compreensão da natureza do sofrimento, suas causas e as possibilidades de superação, criando estruturas cognitivas que permitam o despertar de estados de plenitude e felicidade. Toda a base filosófica e vivências estão sedimentadas na milenar ciência do Yoga.
Curso Online dividido em 13 módulos + 6 bônus. Conheça +
chela » Mestres e mestras » Osho