Gênero: masc.
Guna é a qualidade, atributo, propriedade da matéria. É o princípio fundamental da matéria. Toda a criação é composta por três gunas: tamas, rajas e sattva. Assim, eles são os elementos a partir dos quais toda forma (humana, mental, animal, inerte, etc.) é constituída.
Outro significado ou, melhor dizendo, ponto de vista de guna é: corda ou um fio de cordão. Os três tipos de gunas encordoariam, assim, toda a existência manifestada.
Eles são ao mesmo tempo a substância e a qualidade de Prakriti. Esses três gunas, no estado de equilíbrio homogêneo formam a Prakriti sem manifestação. No entanto, no momento da criação, desencadeada por desejo, karma ou simples jogo, ocorre, pela vibração de Om, uma agitação nos gunas que afetam-se e combinam-se mutuamente para criar o universo com toda a sua composição. Agora eles estão em estados diferenciados e heterogêneos, os quais caracterizam as coisas e indivíduos ou Jivas conforme suas proporções neles.
Possivelmente nenhuma forma seja composta somente por um tipo de guna, mas por uma composição mesclada deles, em que pode prevalecer algum. Como os seres e os alimentos são formados pela composição destes três gunas, o homem se beneficia priorizando alimentos que contenham e possam nutrir o aspecto sáttvico de sua natureza.
O desejado sattva é leve e brilhante, rajas é excitante e movente, e tamas é pesado e obstruinte [envolvente], e existem com o propósito de uma lâmpada [iluminar, composta de três elementos distintos: óleo, fogo e pavio].
Samkhya Karika,verso 13
🌐 Tamas
Manifestada no plano físico, tamas é inércia. Suprime, vela a Consciência. Escuridão, destruição. As substâncias brutas e inertes têm esse guna como predominante.
🌐 Rajas (rajoguna)
Manifestada no plano físico, rajas é atividade. Faz a consciência ativa. Energia, ação, paixão, nascimento.
Rajas é o atributo ativador da natureza. Manifestada no plano físico, é atividade. Energia, ação, paixão, nascimento.
São de qualidade predominantemente rajásicas o desejo sensual, a cobiça mundana e o egoísmo.
“Nascidos de rajoguna é o desejo, é a ira, que são todo-devoradores, repletos de anseios inaplacáveis e de grande mal. Conhece-os como inimigos aqui na terra.”
Bhagavad Gita 3.37
🌐 Sattva (sattvaguna)
Pronuncia-se (e às vezes translitera-se) como sattwa (w com som de u), conforme as regras de pronúncia do sânscrito.
Manifestada no plano físico, sattva é equilíbrio. Revela a consciência e sua abundância pode revelar a Consciência Pura. Luz, bondade, harmonia, pureza. Quanto mais eleva-se o ser, mais prevalece sattvaguna. Um ser sáttvico é um ser divino.
- A predominância do elemento sattva no ser humano é absolutamente necessária para o desenvolvimento espiritual.
Pureza de coração, autodomínio, equanimidade de temperamento, ternura em relação a todos os seres, fortaleza, libertação de desejos do ódio e da arrogância, são as virtudes salientes da mente sáttvica.
Ramana Maharshi, em Questionário para a iluminação (Livros)
Pesquise aqui referências a Gunas / Guna no site.
Aprofunde-se e consulte outros significados de Gunas / Guna (guṇa, gūna) na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).
Conheça também

Formação em Meditação (Otávio Leal, HumaniAmor)
A Formação em Meditação ministrada por Otávio Leal (Dhyan Prem) e as professoras Larissa Ananda e Juliana Araújo, da Humani Amor, é uma das mais completas formações do Planeta, abordando a Teoria e Prática dos mais diversos tipos de técnicas de Meditação do Ocidente ao Oriente.
Esta ampla formação conta com mais de 300 aulas, divididas em 15 módulos.
Insira cupom disponível 50% off: MEUCUPOM50
Acesse aqui o curso e veja todo seu conteúdo programático procurando o botão Veja todo o conteúdo do Curso/Formação.