Ameríndios

O termo ameríndios é usado para designar os povos nativos do continente americano, habitantes da América anteriores à chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais. Além de ameríndio, são utilizados os termos índio, indígena ou nativo americano. (Ver mais em Wikipédia – Povos ameríndios). Alguns dos povos citados aqui:

Ameríndio, de Vincent Tan
Ameríndio © Vincent Tan em Pexels

Pacha Mama – Mãe Terra

O respeito e a integração com a natureza e seus seres é uma famosa característica dos povos nativos americanos. Animais, fenômenos e formações naturais possuem espíritos, que muitas vezes são entidades evoluídas. Os espíritos elevados manifestam-se por exemplo como pássaros e podem ser vislumbrados às vezes com forma humana durante rituais com Ayahuasca.

A floresta têm característica dinâmica e mutável, que observamos em todas as formas de energia, transformando-se a cada dia.

Uma demonstração da preocupação dos nativos com a crescente destruição planetária é observada na Declaração dos Haudenosaunee ao mundo, de 1979.

Para saber mais sobre cultura indígena, recomendamos este artigo do Brasil Escola.

Imagem de vista alta de uma paisagem ensolarada, de um rio margeado por bonitas árvores. Acima à esquerda, a imagem do busto de um líder Cherokee, com opacidade em torno de 50%, que permite ver o céu e montanhas ao fundo. À direita, um sombreamento escuro na imagem com o texto em branco: Quando você nasceu, você chorou e o mundo se alegrou. Viva sua vida de tal maneira que, quando você morrer, o mundo chore e você se alegre. Provérbio Cherokee
Montagem própria chela; paisagem © Pikist / Cherokee © CC (domínio público)

Quando você nasceu, você chorou e o mundo se alegrou. Viva sua vida de tal maneira que, quando você morrer, o mundo chore e você se alegre.

Provérbio Cherokee

O Todo na cultura indígena das Américas

Alguns exemplos dessa representação são os povos amazônicos Kaxinawá e Tatuyo.

Os nativos Kaxinawá têm o conceito de Yuxin, Espírito, que é a força vital que permeia e dá vida a todo fenômeno vivo em qualquer parte do mundo. No estado ordinário de consciência, não o percebemos, mas à medida que expandimos nossa percepção, através do autoconhecimento e desenvolvimento de nossas potencialidades, que levam à dissipação das trevas da ignorância que envolvem nossa mente, passamos a perceber a unidade fundamental de todas as coisas ou, como os hindus chamariam, o atman ou brahman manifesto.

Os nativos norte-americanos Dacota referem-se ao “Grande Espírito” ou “Grande Mistério” como Wakan Tanka.

Os Tatuyo e sua experiência de Unidade através da Ayahuasca

Para auxiliar na busca desse Espírito ou essência, mas não somente por esse motivo, os nativos americanos utilizavam e utilizam plantas professoras, dissipadoras das trevas que anuviam nossa percepção, como a Ayahuasca.

Para os Tatuyo, também há um “outro mundo”, apeyepa, onde está aquele que “sempre foi”, o Sol. Este “outro mundo”, onde o olhar do xamã pode abarcar o infinito, a imensidade luminosa, é o universo do capi, a Banisteriopsis caapi [uma das plantas-base da Ayahuasca].

Ao ingerir o capi, aquele que o fez é transportado ao tempo e ao lugar de origem, onde o Sol e as pessoas ainda não estavam separados.

Pedro Luz, no artigo O uso ameríndio do caapi, citando também Patrice Bidou, 1976, Les Fils de l’Anaconda Céleste (les Tatuyo) – publicado no livro O uso Ritual da Ayahuasca

Indicações

Influência e destruição pelo “homem civilizado”

Nos últimos anos [texto de 1999], a influência de membros da Missão Suíça, atuante nas aldeias Kaxinawá da região Purus-Curanja durante várias semanas por ano e veementes opositores do “alucinógeno” [Ayahuasca], por eles considerado como “obra satânica”, tem provocado uma redução sensível das sessões nixi pae. Isso vem ocorrendo, no mínimo, em aldeias onde o próprio chefe tornou-se cristão.

Barbara Keifenheim, antropóloga pela Sorbonne Université (França) em O uso Ritual da Ayahuasca, p. 104

A exploração seringueira

A extração da borracha da espécie Hevea brasiliensis (seringueira ou árvore-da-borracha) da floresta amazônica no estado do Acre, iniciada no século XIX, trouxe perseguição, dizimação e escravização de diversos grupos indígenas da região.

Expedições armadas – as “correrias” – visando dizimar e expulsar as populações indígenas de seus tradicionais territórios foram organizadas, e são responsáveis pelo extermínio de vários grupos, ou pela sua fuga para áreas sem ocorrência de seringueiras localizadas no Peru.

Mariana Ciavatta Pantoja Franco e Osmildo Silva da Conceição, em O uso ritual da Ayahuasca, p. 203

Mais sobre as consequências da exploração seringueira

Arquivo do dominiopublico.gov.br

O tema da Amazônia e questões indígenas é encontrado em pdfs e áudios mp3 gratuitos em dominiopublico.gov.br:

  • Áudios mp3: Selecione o tipo de mídia: Som e digite no título da pesquisa: indígenas (deixando os outros campos em branco). São encontrados conteúdos da Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP.
  • Pdfs para download: Selecione o tipo de mídia: Texto e digite no título da pesquisa: indígenas (deixando os outros campos em branco). São encontrados diversos trabalhos acadêmicos e governamentais.

Youtube🎵 Conheça em nossas playlists no Youtube a playlist Ayahuasca e a Músicas Nativas e Xamânicas.

Um Indio (Live In Brazil / 1992) – Caetano Veloso

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