Controle da Força Vital (Pranayama)

O 4º membro ou passo do Raja Yoga é pranayama: o controle e a expansão do prana.

Prana é a força ou princípio vital que permeia a realidade em todos os níveis, dos mais densos aos mais sutis, que pode ser entendido como um ar vital e também como energia, tanto manifesta como sutil.

Além de prana, a palavra pranayama pode ser composta por yama que, como já vimos, é controle ou restrição, mas também por ayama, que significa expansão, extensão.

O ar material é uma manifestação do ar sutil, chamado de prana, e ambos inter-relacionam-se. Assim, pelo controle do ar material através de técnicas de respiração, controla-se também o prana. Esse processo é chamado de pranayama.

Então Pranayama não é simplesmente o controle da respiração, mas de todo o prana, do qual sua manifestação mais evidente no corpo humano é a respiração. Mas ele estaria mais relacionado com a energia que faz os músculos e pulmões se movimentarem.

“A ciência iogue de pranayama é o método consciente e direto de desligar a mente das funções vitais e das percepções sensórias que prendem o homem à consciência do corpo. Assim, pranayama deixa a consciência do homem livre para comungar com Deus. Pranayama é o maior método iogue para atingir a união divina.”

Paramahansa Yogananda – Self-Realization Fellowship

Com este quarto passo do Yoga, e a partir dele, o praticante começa a perceber leveza no corpo, que praticantes avançados de determinadas técnicas desenvolvem até a levitação. Mas o fator mais importante é a própria sensação de leveza ou não-corpo, aonde a separatividade entre corpo e ambiente começa a diminuir psicologicamente – pois de fato não estão separados fisicamente.

Um objeto não pode refletir-se na água agitada pelo vento; da mesma forma, Deus não pode refletir-se em nosso lago mental se [este] estiver agitado pelo vento dos desejos. Como o mental humano é perturbado pelo processo de respiração, o iogue exercita sua respiração antes de meditar no divino.

RamakrishnaRevista Planeta Especial Ramakrishna de fev/1975

Práticas de Pranayama

Práticas preparatórias

🔅 Pranayama para harmonizar o corpo

🔅 Conheça seu corpo, por Gerusa Gurak

Pranayamas

Desenho de um iogue de biótipo indiano, tampando alternativamente as narinas para respirar.
© picryl Pooruck Pranaiyam

🔅 Shakti e Chakras Pranayama

🔅 Sukha Purvaka – Pranayama inicial para purificação das nadis

🔅 Kundalini Pranayama – prática poderosa e eficaz para o despertar da Kundalini

🔅 A Arte da Energização (Exercícios de energização de Paramahansa Yogananda): exercícios de estimulação prânica do Kriya Yoga.

Respiração circular

Há uma prática, que deve ser feita com cautela, autorresponsabilidade ou sob supervisão, chamada respiração circular, desenvolvida por Leonard Orr e utilizada na sua a Terapia do Renascimento (Rebirthing).

Essa técnica consiste em respirar sem intervalos entre a inspiração e a expiração, de forma contínua e por determinado período de tempo. Para saber um pouco mais sobre ela:

“Conforme a respiração rotaciona de baixo para cima, e, novamente, conforme a respiração se curva de cima para baixo – através dessas duas rotações, realize.”

Vijnana Bhairava Tantra meditação 2 (transcrito por Paul Reps e traduzido por Albecy Cavalari e Rafael Blanco em A Carne e os Ossos do Zen, p. 222s)

Conheça também

Terapeuta holístico - Formação completa

Terapeuta holístico - Formação completa

(Instituto Saber Consciente)

Formação ampla e completa em Terapia Holística com 60 terapias pelo preço de uma.

Aprenda as 60 Terapias Holísticas mais procuradas pelo público e torne-se um profissional da Área Terapêutica especialista em saúde integral.

Formação 100% online com acesso vitalício ao conteúdo e certificado profissional reconhecido de 3000h. Conheça aqui todos os cursos inclusos.

Este é um dos programas principais do Instituto. Sua versão reduzida conta com 23 dos cursos deste combo.

chela » Controle da Força Vital (Pranayama)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *