Boas ações nos elevam a Deus

O que é uma boa ação, em qualquer tempo, cultura ou circunstância? Não maltratar intencionalmente nenhum ser.

A partir de não maltratar, passamos agora a fazer bem aos outros.

Ainda que a essência do Karma Yoga seja realizar ações sem eu, muitas vezes o karma iogue realiza ações altruístas, pratica caridade, oferta a outro ser humano um pouco de seu tempo, atenção ou o que quer que tenha de bom a oferecer; isso passa a fazer parte de seu dia-a-dia, ele vê em cada chance de servir como uma oportunidade para a autorrealização.

O amor é um caminho seguro para nos aproximar de Deus, para conhecê-lo, experimentá-lo. Cada ação boa nos aproxima da divinidade; cada ação má nos afasta dela – não pela questão moral, mas por ir contra a Unidade fundamental da Existência.

Comecemos pela boa ação possível, que nos é próxima. Quantas oportunidades de boas ações temos diariamente? Sorrir para alguém é uma boa ação, dar um Bom dia com sinceridade é uma boa ação, doar aquelas roupas que não usamos há tempos é um boa ação. E quantas mais! Só o fato de estarmos tentando melhorar já contribui para que a psicosfera dos ambientes ou do planeta melhore.

“… para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons;”

Jesus de Mateus 5:44,45

O amor divino não é restrito a somente alguns ou a algum grupo. Se queremos nos aproximar de Deus, tratemos de ver a todos: amigos e inimigos, justos e injustos, honestos e ladrões, bonitos e feios, novos e idosos, etc. etc. como filhos, com o amor que os pais têm por eles, não perdendo a oportunidade fazer o bem, de ajudar. Se preferir, outra visão existencialmente válida é vê-los como Deus – ambas as concepções são corretas, dependendo do aspecto do observador.

“Não me importa conhecer suas várias teorias sobre Deus. De que serve discutir todas as doutrinas sutis sobre a alma? Faça o bem e seja bom. Isso o levará à liberdade e a qualquer verdade que exista.”

Sidarta Gautama (o Buda histórico), traduzido por Swami Vivekananda e Editora Vedanta

Quem dá é que deve ficar grato

Quem realmente precisa das nossas boas ações? Se analisarmos, descobriremos que o mundo passa e consegue passar muito bem sem nós (isto é uma baita lição para o ego), mas mesmo assim precisamos ser bons e praticar obras boas, porque só assim nos elevamos além do que somos hoje e melhoramos como pessoas. Os maiores beneficiados somos nós mesmos. Então para que esperar a gratidão de quem ajudamos? Nós é quem deveríamos agradecer pela oportunidade de ajudar!

Cada boa ação nos torna mais puro e perfeito, e nos aproxima da divinidade.

“O amor cobrirá uma multidão de ‘pecados'”

“Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá uma multidão de ‘pecados’.”

Pedro de 1 Pedro 4:8

Quando fazemos uma boa ação sem pensar nos resultados, ela não nos cria um karma positivo futuro e nos desata do resultado de uma ação negativa passada.

Esse hábito começa a nos desatar da roda cármica e a limpar nossas camadas ou nuvens de ignorância, que nos impedem de percebermos que somos consciência pura, e não este pequeno eu que atua no mundo.

Conheça também

Aula Técnica De Meditação Koan

Aula teórica e prática sobre a técnica de meditação Koan

(Por Otávio Leal - Dhyan Prem)

Acesse a Aula gratuita sobre a técnica de meditação Koan.

Descubra o que é, pra que serve e como fazer.

100% e gratuita. Saiba mais aqui.

chela » Karma Yoga – O caminho da ação » Práticas e Conceitos » Boas ações nos elevam a Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *