Título original: Jesus and Empire: The Kingdom of God and the New World Disorder (2002)
2004 – 1ª edição
Paulus Editora
160 págs.
Neste livro, o professor de estudo da religião e artes liberais Richard A. Horsley apresenta uma faceta de Jesus que muitas vezes é ignorada por cristãos e acadêmicos: a motivação política de diversas passagens dos evangelhos canônicos.
Na nossa opinião, Jesus foi um místico e sábio autorrealizado. Mas ele não era daqueles isolados no Himalaia ou que têm o privilégio de desfrutar uma terra em tempos de fartura e paz.
Pelo contrário, ele estava inserido em um contexto cultural e social de exploração dos trabalhadores, sobretudo do campo e de longe dos grandes centros e da capital Jerusalém, onde estavam as autoridades romanas (estrangeiras dominadoras) e seus encarregados regionais, além das autoridades do Templo, os sumos sacerdotes, que conjuntamente drenavam seus recursos através de impostos sufocantes e dízimos.
Se para uma pessoa comum é praticamente impossível ficar indiferente a um contexto social e existencial que toca a si e a todo seu entorno, quanto mais se pode dizer para um ser desperto ou no mínimo mais consciente do que a maioria: é difícil imaginar um Jesus exclusivamente sapiencial e totalmente despolitizado, e ainda menos se levarmos em conta dois dos escritos mais antigos sobre ele, o Evangelho de Marcos e a Fonte Q, que fornece material para Lucas e Mateus.
Horsley traz assim neste livro diversas leituras e interpretações de passagens dessas fontes considerando o aspecto ambiental e social em que os participantes delas de fato estavam inseridos.
O autor faz também conexão com as diretrizes ligadas às necessidades civis e econômicas presentes na tradição israelita e judaica desde a lei mosaica sintetizada nos dez mandamentos.
O título não poderia ser mais descritivo: este livro é sobre o relacionamento de Jesus com o Império Romano e com as consequências e reflexos em sua comunidade e na sociedade como um todo que ele trazia.
Cabe ao leitor, também, distinguir o que pode, entre os textos analisados, ser de origem de Jesus e o que pode ser da tradição posterior: nesse aspecto, o autor oferece panoramas do desenvolvimento da tradição oral, conforme as circunstâncias existenciais, políticas e ambientais de seus atores.
As reflexões e correlações que Horsley faz entre os imperialismos romano e americano restringem-se praticamente à introdução e a um capítulo do epílogo, mas não deixam de ser significativas e ilustrativas. Elas foram motivadas também pelos ataques terroristas que os Estados Unidos sofreram em 11 de setembro de 2001, quando o livro, publicado em novembro de 2002, estava sendo escrito ou no mínimo idealizado.
Adquira o livro e apoie este site
Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.
Outros títulos em Em busca do Jesus real
- Artigos sobre o Jesus histórico ou real – pdf
- História da tradição sinóptica (Rudolf Bultmann) – pdf em espanhol
- O Jesus histórico: a vida de um camponês judeu do Mediterrâneo (John Dominic Crossan) – pdf em espanhol
- Os cinco Evangelhos: O que Jesus realmente disse? A busca pelas palavras autênticas de Jesus (Robert W. Funk, Roy W. Hoover e O Jesus Seminar) – pdf em inglês
Pesquise aqui referências e citações de Jesus e o império no site.
Conheça também
Fundamentalismo Religioso Cristão: Olhares Transdisciplinares
André Chevitarese, Juliana Cavalcanti, Sérgio Dusilek e Tayná de Maria (orgs.)
Este livro apresenta artigos multidisciplinares e complementares - sob as perspectivas da História, da Teologia e do Direito - a respeito do fundamentalismo religioso cristão, a partir de suas origens históricas até os desdobramentos e implicações políticos, sociais e científicos do movimento, no Brasil e no mundo.
O tema não poderia ser mais atual e necessário.
Adquira o livro na Amazon BR e apoie este site.
chela » Livros » O caminho de Jesus » Em busca do Jesus real » Jesus e o império: O reino de Deus e a nova desordem mundial (Richard A. Horsley)