Os manuscritos do Tantra são assunto complexo.
Isso porque não existe somente um sistema Tantra, mas múltiplos.
Ao estudar uma forma de agrupar e apresentar os manuscritos ou escrituras, encontramos diversas dificuldades, como a pluralidade e ambiguidade de informações a respeito de quais e quantas obras comporiam as mais diversas coleções ou agamas, como pode ser observado na página Diferentes listas de Bhairava e Kaula Tantras da Wisdom Library ou na Os Sessenta e Quatro Tantras de Sri Kamakoti Mandali.
Os Tantras baseiam-se sobretudo nos manuscritos ou escrituras (shastras) não-védicos chamados agamas (lê-se ágamas). O verbete Agama na Wikipedia também está confuso e dúbio na categorização desse textos.
Para entender um pouco mais sobre o desenvolvimento dos textos e práticas tântricos a partir do culto exterior a deuses e deusas para a interiorização e abstração metafísica destes, como se vê no Shaivismo, veja o artigo Shaivismo e as tradições tântricas, de Alexis Sanderson.
Como cada linhagem tântrica adota ou pode adotar manuscritos de diversos tipos de agamas, achamos mais simples listar as obras que essas linhagens adotam, de forma geral, conforme foi feito na página Literatura tântrica hindu da Wikipedia.
Assim, sempre que listarmos obras nesta página, seguiremos a classificação conforme as tradições que mais conhecidamente as adotam, com exceção do grupo heterogêneo de Yamalas, que são usadas mais comumente por diversas tradições:
- Shaivismo (Shaiva – Sadashiva [Shivagama], Vama ou Tumburu, Dakshina ou Bhairava)
- Yamalas (Tradições Shiva-Shakti)
- Tradições Shakta-Kali (Kali, Kali Vishnu, Kamakhya / Kubjika , Tara e Outros), tradição Shrikula: enfatizam a Deusa (shakti) em vez de Shiva/Bhairava.
- Kaula – (Kula) Kulamarga e outros tantras
- Vaishnava – Vaikhanasas , Pancharatra , tantras de Krishna e Rama orientados para bhakti
- Saura Tantras – ligados a Surya, divindade solar ou o próprio Deus Sol
- Ganapatya tantras – ligados a Ganesha
Há também:
- Mantra-shastra – livros didáticos sobre Mantras, metafísica do som mântrico, práticas e rituais relacionados
- Nibandha – “Tratados”, manuais sobre adoração ritual, sadhana e puja
- Outros – textos sobre o sobrenatural, química, astrologia, alquimia, etc.
- Outras obras diversas podem ser adotadas por determinadas linhagens tântricas, como o Tripura Rahasya: O segredo de Tripura, os Yoga Sutras de Patanjali e o Hatha Yoga Pradipika, conforme o site astrojyoti.com.
Budismo Tântrico
Finalmente, fora do escopo do “Tantra hindu”, temos o Budismo Tântrico ou Tantra Budista, da tradição Vajrayana ou Mantrayana, que possui alguns dos mais antigos manuscritos intitulados Tantra conhecidos.
Confira aqui a seção Tantra do site.
Livros » Tantra
- Kundalini Yoga (Tantra Yoga)
- O livro dos segredos: 112 meditações do Vijnana Bhairava Tantra (Osho) – pdf
- Shaivismo e as tradições tântricas (Alexis Sanderson) – pdf
- Tantra: O caminho da aceitação (Osho)
Pesquise aqui referências a Tantra no site.
Conheça também
Curso Online Satori - Samadhi (Otávio Leal)
Iluminação intensiva e vislumbre do despertar
O Curso Online Satori (Samadhi) é uma formação séria, prática, didática e 100% online (EAD) que vai expandir sua consciência e te proporcionar o reconhecimento do seu Despertar de Consciência.
Curso de transformação absoluta baseado no Vedanta, no Zen (Japão), no grupo "Iluminação Intensiva" do Mestre Osho e nos ensinamentos de vários Mestres modernos e do passado.
Insira cupom disponível 50% off: MEUCUPOM50
Curso online dividido + de 120 aulas (+ de 60 horas), além de bônus. Conheça seu conteúdo aqui (+)
chela » Manuscritos » Tantra