Este site sempre foi sobre compartilhar o que encontrei de proveitoso no caminho de autoconhecimento.
Mesmo sendo difícil expressar em palavras experiências subjetivas profundas e a quantidade de informações e realizações excederem em muito meu tempo e capacidade de publicação, busco reproduzir nele ao menos as partes mais importantes, enquanto dou uma certa prioridade à disponibilização (e às vezes tradução) de livros e manuscritos, que é uma forma de liberar previamente informações que ajudam no processo de autoconhecimento de todos nós. E é isso que estou fazendo novamente agora…
Em agosto de 2022, enquanto até estes entre nós que nunca se ligaram muito em política fomos influenciados pela psicosfera eleitoral, eu ainda pude – na maior parte do tempo – estar voltado para o reino interior, e parte do que percebi se relacionava a Jesus e ao Cristianismo.
Como quase todo brasileiro, de formação cristã (primeiro católica e posteriormente evangélica), desde muito novo eu lia determinados trechos dos evangelhos e não conseguia entender como Jesus poderia ter dito aquilo – ficava procurando se em outras traduções da Bíblia era aquilo mesmo que estava escrito, e era -, pensava que talvez o que Jesus realmente disse foi mal interpretado ou transcrito, mas não tinha nem conhecimento espiritual (ou autoconhecimento) nem conhecimento intelectual suficientes para levar adiante a questão, e tampouco encontrava nos líderes e livros cristãos do meu conhecimento quaisquer vislumbres que fugissem à milenar tradição bíblica.
O conhecimento espiritual chegou – e segue – e através de minha própria realização pude perceber a verdade existencial de diversos ditos de Jesus, que só poderiam ser proferidos por alguém que conheceu, como foi percebido por “conhecedores” como Osho, Eckhart Tolle e Yogananda.
Então este ano resolvi colocá-lo no papel ou, dito melhor, na tela. Mas, pensei, se eu realmente quiser escrever sobre o que considero O caminho de Jesus, seria prudente no mínimo pesquisar o que já está sendo escrito acerca do Jesus real.
Anteriormente, eu falei sobre alguns escritos “alternativos” que reivindicavam autoria ou descrição de Jesus – todos falsos. Neste, o movimento é de apresentar o que está sendo produzido de maneira autêntica por pesquisadores e escritores sérios, todos eles de origem e formação cristã. E, você pode se surpreender, lendo ou ouvindo estes livros é possível, usando somente a via intelectual, desembaçar-se de dois milênios de mistificação e doutrinação em massa. Se este for o seu caso, a leitura de algum(ns) deles pode ajudar.
Em Onde a Religião Termina?, o ex-padre católico Marcelo da Luz apresenta em primeira mão inúmeros problemas estruturais da Igreja Católica, do Cristianismo, alguns dos quais em comum com outras religiões. Veremos neste e nos livros que seguem que o estudo dos evangelhos é indissociável ao estudo do próprio Cristianismo.
Bart D. Ehrman é um teólogo que, como a maior parte dos cristãos, tinha a Bíblia como a palavra inequívoca de Deus, mas ao investigar os manuscritos que a compõem percebeu que nem tudo era o que parecia. Os dois livros dele que recomendamos, O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? e Quem Jesus foi? Quem Jesus não foi?: Mais revelações inéditas sobre as contradições da Bíblia são provavelmente o melhor ponto de partida para quem quer conhecer o Jesus real.
Complementarmente a Ehrman, você pode se interessar também pelas obras da professora e historiadora da religião Elaine Pagels – que têm um toque mais sensível, feminino e até devoto do que o primeiro, mas sem perder a sobriedade investigativa. As Origens de Satanás: como os cristãos demonizaram judeus, pagãos e hereges é muito elucidativo a respeito dos confrontos, além de físicos, ideológicos que os primeiros cristãos travaram, e seu reflexo nos manuscritos do Novo Testamento. Caso você goste da abordagem da autora e queira conhecer mais sobre o Cristianismo Primitivo e os próprios evangelhos canônicos, também são elucidativos Além de toda crença: O evangelho desconhecido de Tomé e Os evangelhos gnósticos.
Textos complementares são os artigos Bíblia passada a limpo, de Vinícius Romanini para a Revista Superinteressante, e A traição de Judas: uma história mal contada de Paulo Neto, mesmo autor do livro Os profetas previram episódios da vida de Jesus?.
Outros tópicos em Prefácio
Conheça também
Noções do Grego Bíblico: Gramática Fundamental
(Lourenço Stelio Rega e Johannes Bergmann)
Este livro é uma gramática e método de aprendizado completo do grego koiné ou bíblico, feito para o estudo autodidata do idioma.
A gramática, fruto da apuração do método de ensino do grego ao longo de décadas pelos professores Lourenço Stelio Rega e Johannes Bergmann, fornece todos os elementos necessários para a aprendizagem do grego utilizado no Novo Testamento.
Passo a passo, o estudante vai se familiarizando com as formas, as palavras e suas diversas flexões e casos.
Adquira o livro na Amazon BR e apoie este site.
chela » O caminho de Jesus » Prefácio » Bastidores do “Caminho de Jesus”