➡️ Sam: como, igual, semelhante. Também: completamente, muito.
➡️ nyasa (nyāsa): abandono, lançado a baixo, projetado. Retirada.
Samnyasa ou sannyasa significa renúncia, partida, abandono. Renúncia ao ego, à identificação com o ego e com a mente – esta é a renúncia real. É a partir desta que todas as outras se dão gradual e naturalmente: renúncia “ao mundo”, ao universo manifestado, ou seja, a suas posses, desejos, ambições e atividades, pois já não há mais quem os possua, deseje, ambicione e atue.
Em contrapartida, se não há renúncia ao ego, todas as renúncias são em vão. Servem apenas para construir uma personalidade de renunciante ou santo – mas o apego e ignorância fundamentais permanecem.
Essa renúncia ao ego individual cresce e se retroalimenta à medida que atingimos experiências de nossa própria realidade ou Ser, o estado de kaivalya (retiramento absoluto) que, por sua vez, são facilitadas pela própria renúncia.
Um renunciante é chamado de samnyasin.

Yudhisthira: — Sua afirmação me intriga. Como pode um homem alcançar a emancipação sem abandonar a vida doméstica, sem adotar a vida austera da floresta?
Mahabharata (versão resumida en espanhol), p. 712-713
Bhishma: — Um rei não tem por que renunciar a seu reino para alcançar a liberação; tudo o que precisa fazer é conseguir estar livre de todo apego. Se você não estiver apegado a nenhum tipo de companhia, se podes fixar seus pensamentos no eterno Brahman, poderá alcançar a emancipação. A renúncia é a chave deste caminho, é a melhor forma de o percorrer. Onde quer que o conhecimento guie a mente, ali lhe seguirá a renúncia. O conhecimento conduz a mente ao yoga e mediante o yoga o homem atinge o estado brahmínico. Um homem que vive uma vida doméstica certamente pode alcançar a emancipação. Sim, se puder dizer honestamente que conseguiu superar os apegos mundanos assim como um samnyasin.
Samnyasa – Estágio da vida
Samnyasa é também o nome do estágio de vida de renunciante dentro do esquema hindu de quatro estágios de vida baseados na idade, conhecidos como ashrams. É o estágio mais alto e final do sistema ashram e é tradicionalmente ocupado por homens ou mulheres com mais de cinquenta anos ou pelos jovens brahmacharins que desejam renunciar às atividades mundanas e materialistas e dedicar suas vidas às atividades espirituais. Aqueles que estão nesse estado são chamados sannyasins.
Pesquise aqui referências a Samnyasa no site.
Aprofunde-se e consulte outros significados de Samnyasa (Saṃnyāsa) / Sannyasa (Sannyāsa) – Renúncia na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).
Conheça também
Assinatura anual com 53 cursos da Namu
Acesso ilimitado por 1 ano a 53 cursos da Namu
São 17 cursos de Yoga (Hatha Yoga, Kundalini Yoga, Iyengar Yoga, Ashtanga Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Yoga para gestantes, Yoga para todas as idades, Superioga e +), 3 de Saúde Mental - incluindo o de Meditação Mindfulness -, 4 cursos de Pilates, 4 cursos de Fitness, 20 cursos de Alimentação e 5 cursos de Cuidados Pessoais.
Além de todos esses cursos, ministrados por professores altamente capacitados, você também terá acesso ao super APP NAMU e à teleorientação mensal.
100% online e acessível via aplicativo ou navegador. Conheça +
chela » Significado » Sânscrito » Samnyasa (Saṃnyāsa) / Sannyasa (Sannyāsa) – Renúncia