2ª edição: Bastidores do “Caminho de Jesus”

1º de dezembro de 2023 (ver outros informativos)

Este site chela.com.br sempre foi sobre compartilhar o que encontrei de proveitoso no caminho de autoconhecimento.

Mesmo sendo difícil expressar em palavras experiências subjetivas profundas e a quantidade de informações e realizações excederem em muito meu tempo e capacidade de publicação, busco reproduzir nele ao menos as partes mais importantes, enquanto dou uma certa prioridade à disponibilização (e às vezes tradução) de livros e manuscritos, que é uma forma de liberar previamente informações que ajudam no processo de autoconhecimento de todos nós. E é isso que estou fazendo novamente agora…

Em agosto do ano passado, enquanto até estes entre nós que nunca se ligaram muito em política fomos influenciados pela psicosfera eleitoral, eu ainda pude – na maior parte do tempo – estar voltado para o reino interior, e parte do que percebi se relacionava a Jesus e ao Cristianismo.

Como quase todo brasileiro, de formação cristã (primeiro católica e posteriormente evangélica), desde muito novo eu lia determinados trechos dos evangelhos e não conseguia entender como Jesus poderia ter dito aquilo – ficava procurando se em outras traduções da Bíblia era aquilo mesmo que estava escrito – e era; pensava que talvez o que Jesus realmente disse foi mal interpretado ou transcrito, mas não tinha nem conhecimento espiritual (ou autoconhecimento) nem conhecimento intelectual suficientes para levar adiante a questão, e tampouco encontrava nos líderes e livros cristãos do meu conhecimento quaisquer vislumbres que fugissem à milenar tradição bíblica.

O conhecimento espiritual chegou – e segue – e através de minha própria realização pude perceber a verdade existencial de diversos ditos de Jesus, que só poderiam ser proferidos por alguém que conheceu, como foi percebido por “conhecedores” como Osho, Eckhart Tolle e Yogananda.

Uma reta em estrada de asfalto. Nas laterais, vegetação em tom amarelado com aspecto de seca. Ao fundo, montanhas com aspecto rochoso com detalhes dos picos em branco, como com um pouco de neve. Um vetor pixelado em preto com o rosto de Jesus está sobre a imagem. Abaixo, a inscrição Bastidores do Caminho de Jesus.
Montagem chela.com.br. Foto base © Sebastian Palomino em Pexels / Vetor Jesus em Creazilla

Então este ano resolvi colocá-lo no papel ou, dito melhor, na tela. Mas, pensei, se eu realmente quiser escrever sobre o que considero O Caminho de Jesus, seria prudente no mínimo pesquisar o que já está sendo escrito acerca do Jesus real.

No informativo anterior, eu falei sobre alguns escritos “alternativos” que reivindicavam autoria ou descrição de Jesus – todos falsos. Neste, o movimento é de apresentar o que está sendo produzido de maneira autêntica por pesquisadores e escritores sérios, todos eles de origem e formação cristã. E, você pode se surpreender, lendo ou ouvindo estes livros é possível, usando somente a via intelectual, desembaçar-se de dois milênios de mistificação e doutrinação em massa. Se este for o seu caso, a leitura de algum(ns) deles pode ajudar.

Em Onde a Religião Termina?, o ex-padre católico Marcelo da Luz apresenta em primeira mão inúmeros problemas estruturais da Igreja Católica, do Cristianismo, alguns dos quais em comum com outras religiões. Veremos neste e nos livros que seguem que o estudo dos evangelhos é indissociável ao estudo do próprio Cristianismo.

Bart D. Ehrman é um teólogo que, como a maior parte dos cristãos, tinha a Bíblia como a palavra inequívoca de Deus, mas ao investigar os manuscritos que a compõem percebeu que nem tudo era o que parecia. Os dois livros dele que recomendamos, O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? e Quem Jesus foi? Quem Jesus não foi?: Mais revelações inéditas sobre as contradições da Bíblia são provavelmente o melhor ponto de partida para quem quer conhecer o Jesus real.

Complementarmente a Ehrman, você pode se interessar também pelas obras da professora e historiadora da religião Elaine Pagels – que têm um toque mais sensível, feminino e até devoto do que o primeiro, mas sem perder a sobriedade investigativa. As Origens de Satanás: como os cristãos demonizaram judeus, pagãos e hereges é muito elucidativo a respeito dos confrontos, além de físicos, ideológicos que os primeiros cristãos travaram, e seu reflexo nos manuscritos do Novo Testamento. Caso você goste da abordagem da autora e queira conhecer mais sobre o Cristianismo Primitivo e os próprios evangelhos canônicos, também são elucidativos Além de toda crença: O evangelho desconhecido de Tomé e Os evangelhos gnósticos.

Textos complementares são os artigos Bíblia passada a limpo, de Vinícius Romanini para a Revista Superinteressante, e A traição de Judas: uma história mal contada de Paulo Neto, mesmo autor do livro Os profetas previram episódios da vida de Jesus?.

Consciência

Consciência, à medida que é o que realmente somos, poderia ou deveria ser o tema principal do Informativo, pois a crença que existe por trás do tema está se tornando tão poderosa (e limitante) como a cristã – a Crença Materialista, que advoga que somos este corpo físico e nada mais, mesmo reconhecidamente sem qualquer indício do que seja de fato a consciência. Mas, novamente, essa crença não bate com minha experiência existencial nem com a dos iluminados, nem mesmo com algumas das evidências de EQMs e experiências fora do corpo, e há um motivo simples para isso, ela está equivocada.

Tao

O Tao é este mistério que nós somos. O caminho do Tao é o “caminho sem caminho” (como pode haver um caminho para onde já estamos?), e é um ápice da espiritualidade humana. Vamos falar mais dele em informativos futuros, mas já divulgamos os três manuscritos-base do Tao e começamos a disponibilizar outros livros.

Anapanasati

Anapanasati é a atenção ou consciência plena da inspiração e da expiração, atribuída a Buda, que serve de base para diversas técnicas meditativas.

Redes sociais

Existem coisas significativas sendo divulgadas aqui. Como parte do processo de maturação e realização (im)pessoal, anteontem criei para o site perfis no X (Twitter), Instagram, Threads e Pinterest – todos com o mesmo @, nome do usuário, aumchela . O conteúdo publicado nos três será o mesmo e paulatino.

Se você não está nessas redes, não se preocupe, pois nada do que é publicado nelas não o é primeiro aqui, e você pode conferir tudo na página de Novidades ou ainda se inscrever no nosso mailing periódico. E o movimento deve ser mais para fora delas do que para dentro. Nosso conteúdo lá será sempre na intenção de trazer as pessoas para o site, em um convite para pararem e refletirem em um texto que as remeta a si mesmas.

Outros títulos em Informativos

chela » Novidades e atualizações » Informativos » 2ª edição: Bastidores do “Caminho de Jesus”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *