Postura (Asana)

O 3º membro ou passo de todo Yoga é asana, postura.

Asanas no Raja Yoga

Os Yoga Sutras de Patanjali (2.47-48) citam apenas que o iogue deve conquistar uma postura firme e agradável para a meditação sobre o Infinito (o Todo, Deus, etc.), através da diminuição da tendência natural da mente à atividade, causada pela identificação com o corpo.

O sábio Patanjali não oferece mais detalhes sobre asanas, cabendo às escrituras do ramo do Hatha Yoga (Hatha Yoga Pradipika, Gheranda Samhita, Goraksha Shataka, ver leitura recomendada) seu desenvolvimento.

Exercícios físicos e posturas estáticas são importantes para se conquistar e manter uma coluna vertebral livre, ereta, com tórax, pescoço e cabeça alinhados, ombros encaixados, peito para fora e abdômen recolhido, com todo o peso do corpo sustentado pelas costelas, até que esta posição lhe seja natural e permita que, entrando em meditação, o próprio corpo possa ser esquecido. Este é o principal objetivo do raja iogue, do karma iogue, do bhakti iogue e do jnana iogue.

Seja qual for a asana que estiver praticando, você deve procurar ficar perfeitamente firme nela, sem movimentar ou sacudir o corpo, e respirar lentamente. (Exceções são indicadas pelo professor).

O hatha iogue – e o praticante de suas escolas derivadas, como Kundalini Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga, Iyengar Yoga, entre outras – deve dedicar muita atenção a esse degrau do caminho para o yoga, tendo chegado a ele com boa evolução nos dois primeiros (yama e niyama) e usará este degrau – asana – como suporte e prática concomitante a muitas de suas práticas de pranayama, pratyahara, dharana, dhyana até chegar ao samadhi.

Enquanto não se consegue manter essa boa postura sentado no chão, você pode se sentar em um banco ou cadeira firme e sem encosto. Pode-se sentar na postura que lhe for mais confortável, sukhasana.

Principalmente em estágios iniciais, você pode meditar deitado, de preferência em um yoga mat (tapete de yoga) ou em uma superfície firme, como o chão ou um colchão bem estável, que não ceda e curve sua coluna. Nesta posição, talvez alcançar os estágios mais avançados do relaxamento mental fique comprometido, uma vez que cai-se mais no sono, portanto se esta é a única posição que consiga relaxar bem a mente e esquecer o corpo, talvez o melhor horário para meditar seja enquanto está bem desperto durante o dia, em que mais dificilmente você dormirá.

Posturas de meditação

Asanas e chakras

Por motivos didáticos, apresentaremos as asanas de acordo com o principal centro de força que pode ser trabalhado em cada um deles mas esses centros não são, em absoluto, os únicos a serem energizados em cada asana, uma vez que as posturas e a estabilização do corpo nelas estimulam, de uma forma ou de outra, o canal central sushumna e muitos outros canais, relacionados entre si e com todos os chakras.

Muladhara asanas

Manipura asanas

Vishuddha asanas

Asanas gerais

❗️ A seção de posturas de yoga é muito extensa, de maneira que está aos poucos sendo explanada aqui. (jan/2021)

Relação de asanas da Wikipedia

Práticas preparatórias

🔅 Conheça seu corpo, por Gerusa Gurak – esta é uma aula que melhor se enquadra na categoria de exercícios de pranayama, mas como contém ensinamentos fundamentais sobre a coluna e o corpo, é importante ser conhecida previamente às asanas.

Conheça também

Meditação Diária (Formação em Meditação)

Formação em Meditação (Otávio Leal, HumaniAmor)

A Formação em Meditação ministrada por Otávio Leal (Dhyan Prem) e as professoras Larissa Ananda e Juliana Araújo, da Humani Amor, é uma das mais completas formações do Planeta, abordando a Teoria e Prática dos mais diversos tipos de técnicas de Meditação do Ocidente ao Oriente.

Esta ampla formação conta com mais de 300 aulas, divididas em 15 módulos.

Acesse aqui o curso e veja todo seu conteúdo programático procurando o botão Veja todo o conteúdo do Curso/Formação.

chela » Postura (Asana)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *